Natural de Santos, Christine Marote é formada em Educação e MBA-China Business and Culture, na Jiaotong University em Shanghai. Ela ficou conhecida por relatar suas experiências como é viver na China por mais de 16 anos no site chinanaminhavida.com.
Em entrevista ao Chinese Bridge, explica que começou a fazer uma “ponte-área” entre São Paulo e China, mais especificamente em Chang Chun, Província de Jilin, por quatro anos. Mudou com a família para Shanghai em janeiro de 2009.
“Ao iniciar os relatos sobre a China no blog que criei em 2010, descobri que sou apaixonada por escrever e pesquisar sobre cultura chinesa. O que era um diário de expatriada, tornou-se uma fonte de informação e busca constante pelas respostas às tantas questões que a China propõe ao estrangeiro que vive dentro das suas fronteiras”, conta.
Atualmente Christine dá palestras sobre a Cultura Chinesa e presta assessoria para pessoas e empresas que vão à China para turismo, residência ou negócios.
Ao falar sobre as experiências e fatos marcantes do seu tempo na China, explica que viver no país é uma aventura diária. “Posso dizer que a China mudou meu olhar para o mundo, minha relação com a vida de modo geral. Pode parecer muito amplo, mas realmente ‘ninguém vai para a China e sai ileso’’, uma das minhas frases que virou jargão entre os brasileiros que vivem lá.”
Grande parte desse aprendizado está no livro de sua autoria “China na Minha Vida: o que Aprendi com o Dragão”, é co-autora da “Coletânea Reedificações – histórias de mulheres que se reinventaram pelo mundo” e da “Coletânea Mães”, organizadas por Farah Serra.
Explicando sua motivação para escrever sobre suas experiências, Christine explica que sempre foi fascinado por mostrar ao Ocidente, aos brasileiros em especial, uma China que foge dos “pré-conceitos” arraigados em nossa cultura, colocando os mitos em evidência. “Muita coisa é deturpada ou vista somente com o olhar ocidental. Para entender a China e a Ásia toda, na verdade, é necessário primeiro conhecer e respeitar a cultura local. Assim, podemos perceber que o que é certo ao ocidente, tem outra conotação no oriente e vice-versa”, reforça.
Seja pelo blog, seja pelas redes sociais, ela mantém um contato direto com o público e isso acaba tendo um impacto maior na mensagem transmitida. Afinal, o interesse pela China é uma crescente no Brasil e Christine atribui isso, “além das oportunidades de negócio e estudo, é o fascínio que a cultura desperta nas pessoas”.
Acompanhe o trabalho de Christine Marote:
Instagram https://www.instagram.com/chinanaminhavida/
YouTube https://www.youtube.com/@chrismarote
Linkedin https://www.linkedin.com/in/christine-marote-ab2b7a32/
Blog China na Minha Vida https://chinanaminhavida.com/
Curso Curiosidades e Fatos da Cultura Chinesa https://www.sympla.com.br/play/cultura-chinesa-fatos-e-curiosidades/1455855