Hoje é o Dia Mundial do Turismo mas, por enquanto, a China continua fechada para turistas. Enquanto a pandemia não acaba, aproveite para conhecer virtualmente esses locais.
Sendo um país continental, quando se fala dos roteiros turísticos da China é difícil listar quais seriam as atrações mais interessantes. Afinal, ela conta com um grande número de atrações e destinos turísticos. O setor do turismo recebeu nas últimas décadas grandes investimentos e oferece algumas das melhores experiências do mundo em termos de acomodação e serviço.
Saiba mais sobre cinco atrações turísticas da China imperdíveis:
As Montanhas Amarelas
As Montanhas Amarelas são as belezas naturais mais famosas de toda a China. Com pedras em formatos diferentes, áreas inóspitas e fontes termais, elas atraem turistas do mundo todo.
Formando a Cadeia de Huangshan, a região montanhosa de 50km fica a 1800 metros acima do nível do mar. Há um templo antigo no topo de uma das montanhas. Elas oferecem a vista mais bonita de todo o país, especialmente no nascer do Sol.
Exército de Terracota de Xi’an
Enquanto cavavam um poço, em 1974, alguns fazendeiros descobriram os Guerreiros de Terracota na região da cidade de Xi’an, província de Shaanxi, noroeste da China. Com mais de 2.200 anos de idade, os cerca de 8 mil estátuas de soldados e cavalos detalhados em tamanho real foram reconhecidos como a oitava maravilha do mundo e também incluídos na lista de patrimônio mundial pela UNESCO.
Os guerreiros foram modelados individualmente, montados e somente então pintados. As figuras de terracota dividem-se em três categorias principais: infantaria, cavalaria e quadrigários, e estão todas em formação de batalha.
Segundo registros históricos, eles foram feitos para acompanhar a tumba do Primeiro Imperador da China, Qin Shihuang, sendo seus “guardas” na vida após a morte. Foi esse Imperador que unificou o país pela primeira vez, em 221 a.C. e estabeleceu a Dinastia Qin (221-206 a.C.), iniciando a sociedade feudal da China que duraria mais de 2.000 anos.
Ponte de Vidro de Shijiazhuang
Existem outras pontes e passarelas de vidro pela China, mas essa é a mais longa do mundo. Ela foi construída na região norte da China, entre dois penhascos do Parque Hongya.
Suspensa a 218 metros de altura, e contando com 488 metros de extensão, a ponte de vidro de Shijiazhuang foi inaugurada em 2018. Ela é composta de 1.077 placas de vidro, com 4 centímetros de espessura, suspensas por 12 cabos de aço.
Segundo o Bailu Group, empresa responsável pela obra, a ponte é projetada para aguentar a travessia de até 3 mil pessoas ao mesmo tempo. Contudo, por questões de segurança, apenas 600 pessoas podem atravessar de cada vez.
Cidade Proibida
O palácio imperial foi construído na Dinastia Ming (1368 – 1644) no centro da antiga Pequim e foi residência de imperadores até a Dinastia Qin (221– 206 a.C). A construção é considerada um dos maiores palácios do mundo, com mais de 150.000 m² de área total construída.
Seu complexo é composto por 980 edifícios e 8.886 salões. Acredita-se que a construção original possuía 9.999 cômodos, mas parte teria sido destruída com o fim do período imperial na China. A arquitetura exibe complexas estruturas de madeira com conexões que não necessitavam de pregos. As cores mais usadas foram o vermelho, símbolo da sorte e da felicidade, e o amarelo, que representa o poder supremo.
O nome “Cidade Proibida” foi dado porque o local era considerado um local divino e o acesso ao complexo de edifícios era restrito à família do imperador, aos oficiais e empregados mais graduados. Os membros do povo não ousavam atravessar os limites do complexo palacial porque seriam executados sumariamente.
Grande Muralha da China
O último da lista é o mais visitado. A Grande Muralha é um dos pontos turísticos mais conhecidos de todo o mundo. Um dos monumentos mais antigos da humanidade, a Muralha é carregada de significado, sendo um marco para a história do povo chinês. Alguns dos pontos mais visitados ficam perto de Pequim.
Além de ser considerada uma das maravilhas do mundo moderno e Patrimônio Mundial da UNESCO. Com seus 21 mil quilômetros de extensão, a Grande Muralha também é a única construção humana que pode ser vista do espaço.