Na manhã dessa quarta-feira (28), uma comitiva da universidade chinesa de Zhejiang visitou o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, em Campinas (SP).
Os acadêmicos chineses foram recebidos por Thomas Law; presidente do Ibrachina; Ana Kaline Law, diretora administrativa e financeira do Ibrachina; Tak Chung Wu, coordenador do CPDI Ibrachina/Ibrawork; e Li Li Min, coordenador de Inovação do CPDI.
Durante a recepção, fizeram apresentações Alfredo Cesar Melo, da Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI) da Unicamp; Renato Lopes, diretor associado da Agência de Inovação INOVA/Unicamp; Mariano Laplane, diretor-geral do HUB Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS); e Eduardo Gurgel, gestor de parcerias do HIDS.
À tarde, a comitiva chinesa conheceu a sede do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – CPDI Ibrachina e Ibrawork. Eles conversaram com os pesquisadores do CPDI, para conhecer as atividades desenvolvidas.
Também estavam presentes no encontro o Sr. Toledo, representando o Vereador Fernando Mendes, presidente da Frente Parlamentar Campinas-China, juntamente com Paulo Zheng presidente da Associação Chinesa de Campinas e Ana Cristina, diretora do Shaolin. Entre os temas abordados estavam segurança jurídica e a divulgação da cultura chinesa na região de Campinas.
Os alunos da Universidade de Zhejiang puderam trocar experiências com os estudantes chineses que estão na Unicamp, como Qiang Xiangning, que cursa Economia e Li Yanxi, que faz o curso de Letras.
Parceria acadêmica
Durante sua visita à China, em 2023, o CPDI Ibrachina/Ibrawork assinou um acordo com a Universidade de Zhejiang para fortalecimento da cooperação internacional e a amizade entre China e Brasil.
A universidade chinesa mantém um programa de prática de intercâmbio internacional, que promove visitas de curta duração para estudantes de pós-graduação a outros países.
Entre 22 de fevereiro e 4 de março, os professores e alunos da comitiva acadêmica de Zhejiang participam do programa “Comunidade de Futuro Compartilhado para a Humanidade”, onde conhecem os programas da Unicamp.
Integram a comitiva da Universidade de Zhejiang: Gang Fang, diretor-adjunto do Escritório de Admissões da Escola de Pós-Graduação; Lei Yu, vice-secretário da Escola de Engenharia Mecânica; Sisi Lyu, do Escritório de Gerenciamento de Estudantes de Pós-Graduação. Estavam presentes ainda os estudantes de pós-graduação Li-ting Chen, Fan-ke Zeng, Yue Chen e Xin-ning Hu; bem como os estudantes de doutorado Ying-zi Zhang e Hui-qin Huang.