Em uma demonstração de solidariedade, o Consulado Geral da China, juntamente com a Associação da Comunidade Chinesa do Recife, a Associação Sino-Brasileira de Indústria e Comércio Exterior e a Associação dos Chineses de Guangdong, entregaram uma doação de R$ 100 mil à Prefeitura do Recife em alimentos e produtos de limpeza e higiene pessoal.
O material arrecadado será distribuído às famílias desalojadas e desabrigadas. A entrega foi realizada esta semana de forma simbólica pela cônsul geral da China no Recife, Yan Yuqing, juntamente com representantes das instituições chinesas no gabinete da vice-prefeita Isabella de Roldão, que também é coordenadora das Relações Internacionais da Prefeitura..
Dois caminhões com os itens doados foram descarregados no Terminal Marítimo de Passageiros, que é utilizado como ponto de convergência logística e maior local oficial de arrecadação de donativos do município.
“Em nome do prefeito João Campos e de todas e todos que têm atuado no apoio à nossa população, agradeço imensamente à comunidade chinesa por mais esse ato de solidariedade com o povo recifense. A China tem sido uma parceira importantíssima da nossa cidade, tanto do ponto de vista comercial quanto de ajuda humanitária em cenários de necessidade, como já ocorreu na pandemia, quando recebemos a doação de máscaras, álcool em gel e outros insumos. Toda ajuda é bem-vinda nesse momento de união para restabelecer nossas comunidades”, destacou a vice-prefeita.
Por sua vez, a cônsul Yan Yuqing ressaltou que a comunidade chinesa compartilha com os recifenses o mesmo sentimento de consternação pelas grandes perdas de vida e patrimônio. “Para nós da comunidade chinesa, o Recife é como se fosse a nossa segunda casa. Somos família! Foi uma satisfação poder arrecadar todo esse material de dois caminhões para o povo da cidade. Essa arrecadação vai continuar. Como diz o poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade, ‘O presente é tão grande, não nos afastemos. Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas’. É dessa forma que iremos ultrapassar essa catástrofe e reconstruir o nosso lar”, disse.
* Com informações da Prefeitura de Recife