A competição Chinese Bridge (Ponte Chinesa) é o maior concurso de proficiência de mandarim do mundo. Realizado anualmente, chega à sua 22ª edição em 2023, com o tema “Uma família, Um mundo”.
Estudantes universitários brasileiros que estudam nos 12 Institutos Confúcio (IC) do país, mostraram na sexta (28) e sábado (29), suas habilidades linguísticas e habilidades artísticas. Ao todo foram 20 participantes, foram pré-selecionados pelo IC de cada estado.
A etapa brasileira foi realizada na Universidade de Brasília (UnB), com apoio da Embaixada da República Popular da China no Brasil, do Instituto Confúcio na UnB e do Chinese Bridge Club in São Paulo.
A abertura do evento teve a presença do Embaixador da República Popular da China, Zhu Qingqiao, e do vice-reitor da UnB, Enrique Huelva Unternbaumen, entre outras autoridades e acadêmicos.
A competição teve três etapas: apresentação oral em forma de discurso; testes de competência de escuta e leitura; e mostra de talentos relacionados à cultura chinesa.
Vencedores anunciados
Conforme explica Andre Sun, do Chinese Bridge Club in São Paulo, que foi um dos jurados da competição, “essa é uma oportunidade de integração cultural Brasil-China, onde alunos brasileiros mostraram o domínio do mandarim e puderam conhecer mais a fundo a cultura chinesa.
Na mostra de talentos, realizada na tarde deste sábado, os participantes vestiram roupas tradicionais. Casa um deles fez uma apresentação, que variou entre canto, dança, artes marciais, declamação de poesia, execução de instrumentos tradicionais e até stand up. Tudo em mandarim, mostrando o domínio da língua.
Após a soma das notas das três etapas foram anunciados os nomes dos vencedores. A diretora do IC da UnB, Lu Xiaojuan, e o conselheiro educacional da embaixada da China, Wang Zhiwei, cumprimentaram todos os participantes, destacando a importância do evento para o aprofundamento das relações sino-brasileiras.
Em terceiro lugar ficaram Igor Yudi Sasada, do IC na Unicamp, e Paloma Guieiro Nunes, do IC na Unesp. A segunda colocada foi Maria Victoria Sanguinett, do IC da Unicamp.
O campeão, que representará o Brasil nas etapas de semifinais na China, podendo chegar à grande final, foi Gabriel Cavalcanti Bechara, do IC na Universidade Federal de Pernambuco.