Um grupo de marinheiros chineses chegou a Liverpool, na Inglaterra, no final da década de 1850 e assim se iniciou a Chinatown daquela cidade, a primeira de todo o Reino Unido e também da Europa.
Durante as duas guerras mundiais, o bairro sofreu de diversas formas. Desde bombardeios, até a separação de famílias, uma parte difícil da história que impactou de forma negativa a vida dos imigrantes chineses que viviam naquela cidade.
No pós-guerra, um planejamento fez com que a Chinatown Liverpool mudasse de localização, passando a ocupar um espaço em torno da Nelson Street, Great George Street, Upper Parliament Street, Duke Street e Berry Street.
Quando o Reino Unido aceitou devolver Hong Kong para a China, os laços entre os países aumentaram e isso trouxe benefícios para a população do bairro chinês. A partir dos anos 2000, a Chinatown de Liverpool foi reestruturada. Nesse período, o mais alto arco de toda Europa foi construído, marcando assim um ambiente repleto de história.
Visitar este lugar é ter acesso a muitos restaurantes orientais, lojas de variedades, supermercados e muito mais. Além de ser um espaço cultural e turístico, a Chinatown de Liverpool é a residência de mais de 10 mil chineses.
Atualmente o bairro é um dos mais importantes pontos turísticos daquela localidade inglesa, sendo a celebração do Ano Novo Chinês um dos principais eventos da cidade.