Durante o Ano Novo Lunar é comemorado o Festival da Primavera, com duração de cerca de duas semanas, iniciando na véspera do Ano Novo Chinês e culminando no 15º dia do ano com o Festival das Lanternas.
A conhecida Semana Dourada Chinesa, que começa sempre na véspera do Ano Novo Lunar é um feriado nacional! Este ano será comemorada entre 31 de janeiro e 6 de fevereiro.
Nos dias que antecedem a celebração, as cidades chinesas já começam a ser preparadas com muitas luzes e decorações na cor vermelha. As casas, edifícios e locais públicos recebem faixas, lanternas e objetos que remetem à prosperidade e compõem a decoração. Esses objetos são símbolos da celebração.
Fogos de artifício
As celebrações do Ano Novo Chinês incluem fogos de artifício, algo inventado na China cerca de 2.000 anos atrás quando surgiu o costume de misturar nitrato de potássio, enxofre e carvão na ponta de bambus, para que seu barulho espantasse o mal.
Atualmente, como acontece em 31 de dezembro em muitos países, as grandes cidades chinesas fazem grandes exibições públicas com fogos de artifício nos céus.
Jantares de reunião familiar
Uma das tradições mais importantes nas celebrações do Ano Novo Lunar é um jantar para reunião de família. Muitos chineses que moram distante de suas famílias retornam à cidade natal para festejar o momento com os entes queridos.
Na ocasião, são servidas ceias especiais que é considerado como uma das principais refeições do ano. Ela inclui peixes, bolinhos de arroz e outros pratos típicos. É depois dela que os familiares costumam trocar presentes.
Dança do Dragão e do Leão
Durante as festas de celebração de Ano Novo, as danças do dragão e do leão são muito populares na China e nas Chinatowns de países ocidentais. Acredita-se que elas trazem prosperidade e boa sorte para o ano que se inicia.
Nas comemorações, dançarinos vestem fantasias que representam esses animais com o objetivo de espantar os maus espíritos e a má sorte
Homenagem a antepassados durante o Festival da Primavera
Honrar antepassados durante o Ano Novo Chinês é uma tradição levada muito a sério. Há pessoas que visitam os túmulos de seus ancestrais na véspera do Ano Novo Chinês, oferecendo comida aos mortos antes do jantar de reencontro. Esse é um sinal de respeito, pois deixam os ancestrais “comerem” primeiro. Também há quem acrescente um copo extra na mesa de jantar em lembrança dos parentes mortos.
Presentes e decorações vermelhas
Enquanto no Ocidente usa-se muito branco, o vermelho é a cor principal durante as celebrações do Ano Novo Chinês.
Na cultura oriental, ela significa boa sorte e sucesso. É comum ver as ruas decoradas com lanternas vermelhas. Também são a cor dos envelopes com dinheiro ofertados como presentes na data.
Superstições chinesas de ano novo
As pessoas não cortam o cabelo nessa data, pois o palavra em mandarim para cabelo (发), pronuncia-se “fā”, o mesmo termo para “ficando rico”. Entende-se, portanto que cortar o cabelo significa cortar a fortuna para os próximos dias do ano.
Também é comum varrer bem as casas antes das celebrações do Ano Novo, mas evitam fazê-lo no Dia do Ano Novo. O entendimento é que poderiam com isso “varrer” a boa sorte da família durante o novo que se inicia.