Amantes de frutas podem conhecer essas cinco opções a seguir, mas poucos saberiam dizer que são originárias da China.
Com dimensões continentais e uma agricultura forte e mundialmente famosa, o Brasil tem um clima perfeito para o desenvolvimento dessas frutas chinesas e isso contribuiu para que elas se tornassem populares.
Fáceis de serem encontradas por aqui, essas frutas possuem muitas ligações com seu país de origem e por isso vale a pena conhecer um pouco sobre a Lichia, Carambola, Longan, Caqui e Kiwi.
Kiwi
Conhecido antigamente como ‘groselha chinesa’, o kiwi é nativo da China, particularmente da parte central e oriental do país.
O kiwi possui uma casca marrom clara e polpa verde ou amarela. Existem inúmeras pequenas sementes pretas no meio que podem ser consumidas.
O sabor dessa fruta é único e possui uma leve nota cítrica. Quanto mais maduro, mais doce o kiwi tende a ser.
Lichia
A lichia é outra fruta tipicamente chinesa que conquistou os brasileiros. O sabor doce levemente azedo desta fruta é o grande diferencial para a sua popularização.
A pequena fruta vermelha, tem uma polpa branca um pouco transparente e uma semente no meio. Há quem compare o sabor da lichia com o de uma uva branca azeda.
Carambola
A carambola é nativa da China. A fruta começa a nascer nos meses de verão, por isso se adaptou tão bem ao clima tropical brasileiro.
O nome da fruta está ligado ao seu formato transversal que se assemelha a uma estrela de cinco pontas.
A polpa é suculenta e tem uma leve doçura, agradando a todos os paladares.
Longan
Pouco conhecida no Brasil, a Longan é uma fruta chinesa que não se popularizou devido à dificuldade de cultivo.
Para que as primeiras frutas comecem a aparecer nas longaneiras, são necessários oito anos.
A fruta arredondada de cor marrom, tem uma polpa doce e suculenta. Seu sabor doce é parecido ao do melão.
Caqui
O caqui faz parte da alimentação brasileira, mas é uma fruta de origem asiática muito cultivada na China e no Japão. O alimento chegou ao Brasil com imigrantes japoneses no século XIV.
O solo e o clima brasileiros favorecem o cultivo desta fruta e isso torna ela tão acessível nas diferentes regiões do país.
Além disso, o sabor doce, sua textura macia e a polpa suculenta fazem com que a fruta seja ainda mais apreciada no país.