O número de traduções de livros chineses disponíveis no Brasil ainda é muito pequena, se comparada com a literatura de outros países.
Alguns desses livros são clássicos e a tradução dessas obras para o português os tornaram acessíveis para a população. Sua leitura ajuda a entender melhor a cultura e a tradição do gigante asiático, apresentando costumes únicos e uma história milenar.
A seguir, conheça três influentes obras chinesas disponíveis no Brasil.
As Rãs
O controle de natalidade chinês é o tema principal do livro “As Rãs”, de Mo Yan, que conta a trajetória da tia do personagem Corre Corre, uma médica que atua em uma aldeia seguindo rigorosamente a política do filho único adotada no país em 1965. O livro deu a Mo Yan o Prêmio Nobel de Literatura em 2012.
Corre Corre tem a tia como heroína, mas ao rememorar sua história ele faz reflexões sobre a política da Revolução Cultural na China.
Onde encontrar: Companhia das Letras
Os Analectos
A sociedade chinesa até os dias de hoje é influenciada pelos pensamentos de Confúcio (551 e 479 a.C.) e o livro “Os Analectos” traz o resgate dos dizeres filosóficos com o objetivo de atrair o leitor contemporâneo.
Os ensinamentos sobre ética, respeito a tradições, humildade e outras virtudes são os pontos principais de Confúcio e é possível aprender muito sobre esses ensinamentos através do compilado escolhido e traduzido por Giorgio Sinedino.
Onde encontrar: Editora Unesp
Na Terra do Cervo Branco
A obra de Chen Zhongshi é um clássico moderno da literatura chinesa. Através da história de duas famílias que se alternam no poder, Bai e Lu, o livro trata sobre a epopeia do povo chinês, durante 50 anos do século XX.
O livro traz temas como: Mudanças de tradições, governos, fome, miséria, morte e até sobrenatural.
Onde encontrar: Editora Estação liberdade.