Nesta sexta-feira (17) é comemorado o Dia Mundial do Gato. A data foi criada por uma instituição italiana, como parte de uma campanha contra os maus tratos e estímulo para adoção dos gatos.
A China foi o país que primeiro domesticou esses animais, há cerca de 5.300 anos. Uma equipe de pesquisadores liderados pelo Dr. Yaowu Hu, da Academia de Ciências da China, identificou ossadas de gatos escavadas na vila de Quanhucun, província de Shaanxi.
Essa é a evidência mais antiga do processo de domesticação desses animais que hoje estão entre os pets mais populares do mundo. Além disso, no folclore chinês há muitos registros de lendas, histórias e poemas sobre gatos.
Na cultura oriental os felinos são símbolo de boa sorte, por isso é comum encontrar figuras de “gatinhos acenando” em restaurantes e lojas chinesas. Além disso, os gatos são os animais de estimação mais populares na China, de acordo com um levantamento da petdata.cn divulgado em 2021.
Entre as diversas raças de gatos originários da China destacamos três, que não são facilmente encontrados no Brasil.
Li Hua
Os li hua são descendentes diretos do gato selvagem (felis silvestris bieti), que habita principalmente o oeste da China, a região do Tibete e Mongólia. Eles também são conhecidos como “gato dragão li” e “gato chinês”.
Trata-se de um mascote de tamanho médio, com pelagem de tons oliváceos e manchas tigresas escuras. Seus olhos são verdes ou amarelos. Especialistas apontam que possuem inteligência acima da média, mas não é excessivamente afetuoso. Estão entre os gatos domésticos mais populares na China, tanto que ilustraram selos emitidos pelos correios chineses.
Sandong Linging
O gato Shandong Linqing, também conhecido como “gato leão de Shandong”, tem seu nome ligado à provável origem, na província chinesa de Shandong.
Sua pelagem longa, entre 4 e 5 cm, gerou a associação com a juba de um leão. De porte médio e orelhas curtas, podem ser brancos, preto ou com padrão que lembra flores. Os olhos são azuis ou amarelos.
Segundo o site China Culture, “os gatos de Shandong são ágeis, estão sempre alertas, demonstrando medo de luz intensa.
Sichuan Jianzhou
Os primeiros registros desses bichanos são do tempo da dinastia Ming (1368 a 1644), quando estavam nos palácios reais.
São gatos de porte físico grande e robusto. Movem-se rapidamente e se destacam pela habilidade na captura de roedores, por isso são muito populares nas áreas rurais da China.
Uma característica peculiar desses felinos é que eles aparentam ter 4 orelhas. Isso ocorre porque os contornos das orelhas do gato Jianzhou se sobrepõem, aparentando ser duas orelhas grandes com duas pequenas dentro delas.