A franquia de filmes infantis dos Minions, dos estúdios Ilumination, está entre as mais populares do mundo, rivalizando em bilheteria com produções da Disney. Seu lançamento mais recente, “Minions 2: A Origem de Gru” (2022), já arrecadou 930 milhões de dólares nos cinemas e agora chega ao streaming.
A história do quinto filme, que iniciou com Meu Malvado Favorito (2010), se passa em 1976, quando o antiherói Gru tinha apenas 12 anos e queria ser “o maior vilão do mundo”. Mais uma vez, os Minions, seus ajudantes amarelos e atrapalhados, estão ao seu lado.
Boa parte da história se passa em San Francisco, nos Estados Unidos. Mesmo assim, o longa apresenta uma série de referências à cultura chinesa. Mostra a Chinatown da cidade americana, repleta de chouchins (lanternas de papel), vitrines com caracteres em mandarim e faz piadas com comida chinesa, acupuntura e kung fu.
Os vilões do “Sexteto Sinistro” buscam liberar o poder da Pedra do Zodíaco, que lhes confere a forma de animais do horóscopo chinês. Para tentar evitar que isso aconteça, os Minions Kevin, Stuart e Bob buscam ajuda da Mestre Chow, uma acupunturista e mestre de kung fu. Ela aceita se tornar mentora dos ajudantes amarelos de Gru, embora eles não consigam dominar as técnicas milenares de luta.
Quando o Sexteto consegue obter o poder da Pedra do Zodíaco, no exato momento em que começa o ano novo chinês, os vilões assumem a forma de dragão, macaco, cobra, tigre e boi. Eles são confrontados pelos três Minions que se tornam um coelho, uma cabra e um galo.
A animação da Imagination oferece diversão para espectadores de todas as idades, em uma história que mostra um pouco da rica cultura chinesa.
https://www.youtube.com/watch?v=YPLqxLCuVbA