Como é a escolha do nome de um bebê na China?

Descubra algumas das tradições que as famílias chinesas adotam na hora de nomear um recém-nascido

As famílias chinesas costumam levar diversos elementos em consideração na hora de escolher o nome de um bebê: ancestralidade, religiosidade, ambiente e até mesmo sorte – ou azar – que podem trazer para a criança. Ao longo desta matéria você entenderá melhor alguns destes conceitos e como eles mudaram com o passar dos séculos.

Na Era das Dinastias, os nomes denotavam autoridade e posição social. Os membros da nobreza, por exemplo, podiam ter até quatro nomes: nome pessoal, nome do clã, nome da linhagem e nome “da maturidade”, bem como um título padrão e um título póstumo. Aqueles que possuíam nomes ou mesmo homófonos idênticos aos do imperador eram forçados a mudá-los. As pessoas comuns possuíam somente o primeiro nome, já que o conceito moderno de sobrenome apareceu depois de muitos anos. Os plebeus evitam nomes que se parecessem com os dos mais velhos ou de integrantes das classes mais altas.

A forma de dar nome aos recém-nascidos mudou ao longo dos anos
A forma de dar nome aos recém-nascidos mudou ao longo dos anos

Nos dias atuais, os pais costumam escolher nomes cujos logogramas simbolizem coisas auspiciosas. Mas algumas tradições persistem, como o “nome de geração”. Algumas famílias elegem um caractere para indicar crianças nascidas na mesma época, como primos e irmãos. O primeiro logograma de um nome composto por um par costuma ser o “nome de geração” daquela pessoa.

Muitas famílias costumam dar um “nome de leite” para os bebês, um nome falso para confundir os maus espíritos. Essa antiga tradição chinesa afirma que um bebê recém-nascido com nome de animal ou que indique azar afasta a possibilidade de um sequestro pelos espíritos malignos.

Outro costume é escolher um nome baseado na teoria dos cinco elementos. Água, madeira, fogo, terra e metal fazem parte de um sistema filosófico que rege a vida na Terra, de acordo com as tradições chinesas. Algumas famílias podem procurar especialistas que ajudem a identificar os elementos ausentes na vida do recém-nascido, e nomeá-la com os caracteres correspondentes.

Poemas pode servir de inspiração para os nomes de bebês
Poemas pode servir de inspiração para os nomes de bebês

É comum ver uma diferença de costumes entre as áreas mais abastadas e as regiões rurais. Famílias com nível de instrução maior tendem a escolher nomes com bela pronúncia, baseando-se em poemas e poesias ou n’O Livro das Músicas. Pessoas que vivem no campo costumam escolher caracteres que simbolizam bons desejos, saúde, prosperidade.

Eventualmente, as famílias também combinam nomes entre irmãos ou mesmo entre primos. Pais de gêmeos, por exemplo, costumam escolher caracteres que soem harmonicamente ou que tenham sentidos complementares.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Veja também