"O Mistério do Gato Chinês”

“O Mistério do Gato Chinês” chega ao cinema no Brasil

Coprodução entre China, Japão e Hong Kong, longa de Chen Kaige investiga um assassinato causado por um gato misterioso

O drama “O Mistério do Gato Chinês” está em cartaz em salas de cinema de São Paulo. Dirigido por Chen Kaige, o longa é uma coprodução entre China, Japão e Hong Kong. O filme é uma adaptação da história de Baku Yumemakura, renomado escritor japonês de ficção e aventura. O elenco conta com os chineses Huang Xuan e Kitty Zhang Yugi, além do ator japonês Shôta Sometani.

Conheça mais sobre a arte do cinema chinês!

SINOPSE: “Durante a dinastia Tang, na China, um gato misterioso começa a atacar altos membros da Corte Imperial, deixando uma série de mortos. Dois homens muito diferentes, o poeta chinês Bai Letian (Huang Xuan) e o monge japonês Kûkai (Shôta Sometani) decidem unir forças para descobrir o que existe por trás do animal místico. Aos poucos, eles descobrem segredos na história da nobreza, envolvendo uma bela concubina amada pelo Imperador, mas atacada pelo povo. O gato constituiria, na verdade, o acerto de contas por um crime jamais solucionado.”

 

Mesmo na era digital e com recursos de computação gráfica, o diretor Chen Kaige fez questão de manter a tradição, escolhendo deslumbrantes locações reais na China para as filmagens. Os icônicos cenários do pais asiático também serviram como pano de fundo para a animação “Abominável, da Dreamworks. Fora das telonas, outros filmes chineses também podem ser assistidos na Netflix, como o recorde de bilheteria “Terra à Deriva”.

Este é o 17º filme da carreira de Kaige, um dos grandes nomes do cinema oriental. O diretor já venceu a Palma de Ouro, o Bafta e o Globo de Ouro. “O Mistério do Gato Chinês” recebeu o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante (Zhang Yuqi), Figurino, Design de Produção e Efeitos Visuais pelo Festival Internacional de Cinema de Toronto. Também foi indicado como Melhor Direção pelo Asian Film Awards 2018 e pelo China Film Director’s Guild Awards 2018.

“O Mistério do Gato Chinês” fica em cartaz até o dia 31/8/2019 em salas do Espaço Itaú de Cinema, do PlayArte Multiplex e do Reserva Cultural.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Veja também

Vestimentas

As vestimentas tradicionais da China variaram ao longo dos diferentes períodos históricos e contextos sociais. Diferente da cultura do ocidente, os chineses não adotaram o estilo contemporâneo imediatamente.