O 14 de abril foi escolhido como Dia Mundial do Café. Nesta data, celebra-se a segunda bebida mais consumida do mundo, atrás apenas da água.
Apreciada por todo brasileiro, o café é uma bebida tipicamente ocidental e que já conquistou a China. Ela começou a ser amplamente comercializada na China no final da década de 1980 e hoje tem maior presença na rotina dos consumidores mais jovens.
De acordo com a Associação de Cafés Especiais (Sca Coffee), são os millennials chineses e a Geração Z as gerações que mais consomem esta bebida e também os mais abertos para experimentar novos cafés.
São esses jovens chineses que estão estimulando um mercado em ascensão: as cafeterias. A primeira delas, a Seesaw Coffee, foi inaugurada em Xangai em 2012 e hoje tem 23 lojas em quatro cidades.
Seguindo o exemplo de marcas como o Starbucks, vários cafés chineses estão se estabelecendo pelo país, startups, franquias e cadeias de cafeterias que estão acompanhando o aumento do consumo de café por uma sociedade que até então não aparecia entre os países que mais consomem café no mundo.
Para se ter uma ideia, o maior consumidor de café é a Finlândia, com 12 kg de café per capita por ano. O Brasil é o líder em exportação da bebida, mas aparece apenas na 14ª posição entre os maiores consumidores.
Já a China está entre os países que menos consomem café. Na China continental, por exemplo, o consumo é estimado entre 5 xícaras de café por ano por pessoa. No Brasil são 840 xícaras por ano. E os finlandeses 1,2 mil xícaras de café por ano.