O tradicional Festival do Dia do Solteiro, realizado na China desde 1993, começa no próximo dia 11 de novembro. Em 2018, o evento movimentou US$ 30,8 bilhões – mais que as edições mundiais de Black Friday e Cyber Monday juntas. O festival nasceu com o objetivo de instigar universitários solteiros a comprarem presentes para eles mesmos. No ano de 2012, o grupo chinês Alibaba entrou na jogada e as vendas começaram a crescer. No Brasil, alguns e-commerces já aderiram à data, como as Americanas.Com, do Grupo B2W, que está vendendo mais de 8 milhões de itens diretamente da China, com descontos de até 80% e frete grátis no site.
De acordo com o especialista Eduardo Yamashita, COO da consultoria para o varejo GS&Gouvêa de Souza, “a estratégia agressiva de expansão do festival chinês para o mercado brasileiro é vista como natural devido às relações já estruturadas que o grupo da China possui no país”.
“O Brasil está entre os cinco países que mais compram produtos no AliExpress em todo o mundo. Por ser o 4º maior país do mundo em número de pessoas conectadas à internet, é um mercado essencial para nós, com consumidores exigentes” — avalia o country manager do AliExpress no Brasil, Yan Di.
Plataformas de acompanhamento de preços devem ajudar o consumidor a verificar se uma promoção é real. No caso do AliExpress, há uma ferramenta no próprio site que mostra o movimento dos preços antes e depois da data promocional. Na China, o Dia do Solteiro é mais que uma oportunidade para comprar barato: é um festival, com shows. No Brasil, 2020 será o primeiro ano em que o festival da AliExpress será acompanhado de ações culturais. Os shows serão virtuais, mas ainda não foram divulgados.
Fonte: Jornal Extra