O Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas é comemorado anualmente em 16 de março. A data visa chamar atenção para essa questão urgente na pauta mundial e também para a necessidade de ações que podem reduzir o impacto dessas mudanças no planeta.
Em linhas gerais, a principal causa do aquecimento global e das mudanças climáticas é o aumento das emissões de gases de efeito estufa (GEE), como o dióxido de carbono (CO²).
Conforme estudos do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas das Nações Unidas (IPCC), as atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis para produção de energia e o desmatamento, intensificam essas mudanças.
A emissão dos gases de efeito estufa estão mudando a vida do planeta, aumentando a temperatura média no planeta, que desencadeia o aquecimento global. Como tudo na natureza está conectado, o processo todo pode ser mudado a partir das ações humanas.
O combate às mudanças climáticas corresponde ao 13° Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, criados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Ele prevê, entre outras metas, “melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mudança do clima, seus riscos, mitigação, adaptação, impactos, e alerta precoce”
O Ibrachina tem um compromisso com a implementação dos ODS no Brasil. Seu presidente, Thomas Law, também preside a Comissão Especial Brasil/ONU de Integração Jurídica e Diplomacia Cidadã para Implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CEBRAONU), da Ordem dos Advogados do Brasil.
Além disso, o Ibrachina promove a conscientização da adoção de boas práticas de ESG (Governança ambiental, social e corporativa), promovendo painéis, encontros e divulgando o conceito também no meio acadêmico.
Nesta data, de maneira especial, o Instituto apela pela Conscientização sobre Mudanças Climáticas, que começa com cada um de nós.