A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) tomou a iniciativa e desde 2005 o Dia Nacional do Café passou a fazer parte do Calendário de Eventos do Brasil, sendo celebrado no dia 24 de maio.
A data serve para homenagear uma grande paixão do brasileiro, país que consome em média 839 xícaras de café por ano. Essa marca é cinco vezes maior que a média mundial.
Mas além de ser um grande consumidor da bebida, o país é o maior produtor de café do mundo, sendo que Minas Gerais é o estado que mais produz grãos de café em todo o Brasil.
Segundo a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), foram colhidas 21,45 milhões de sacas em Minas Gerais em 2021, o que representa 46% da safra de todo o país.
Café mineiro é mundialmente famoso
Além de produzir mais, Minas também tem o café mais famoso do mundo e há várias razões para isso.
A primeira delas é a tradição da região que tem consagrado os produtos mineiros no mercado mundial. Além das inovações dos produtores de café que investem não apenas nos rótulos tradicionais, mas também nos cafés especiais.
Outro motivo importante é que cada região mineira tem uma característica única. A região Sul de Minas, por exemplo, é reconhecida por oferecer um café encorpado, com aroma frutado e ácido. No Cerrado mineiro, o produto é mais adocicado e com acidez média. Já na região das Matas de Minas, o café é conhecido por ser adocicado, com aroma intenso, notas florais e cítricas.
É também naquele estado que está a marca vencedora do Cup of Excellence, o principal concurso internacional de café, da edição de 2020 e 2021.