O Dia do Selo Postal é uma data nacional comemorada em 1º de agosto para homenagear a emissão do primeiro selo postal pelos Correios brasileiros em 1843. O então chamado “olhos-de-boi”, devido ao formato arredondado, tinha e como inscrição apenas as tarifas de 30, 60 e 90 réis – a moeda brasileira da época.
Os selos foram surgiram para evitar prejuízos com a devolução das correspondências, pois antigamente o pagamento das cartas era feito pelos destinatários e não pelo remetente. O Brasil foi o segundo país a se dedicar a este sistema, antecedido pela Inglaterra. Esta data é especialmente comemorada entre os funcionários dos Correios e os filatelistas (colecionadores de selos), celebrando com exposições ou com a produção de selos comemorativos.
O Instituto Sociocultural Brasil China (Ibrachina) em parceria com os Correios lançaram em fevereiro deste ano um selo comemorativo ao Ano Novo Chinês, personalizado com a figura do “boi de metal”, referência ao signo do horóscopo chinês que rege 2021. Esta simbologia representa o boi como um sinônimo de trabalho duro e lealdade, enquanto o metal é caracterizado pela ambição e determinação.
O Instituto também produziu outros selos. Em 2019, foram emitidos selos do “Dia Nacional da Imigração Chinesa no Brasil” homenageando a primeira entrada de chineses em São Paulo, um grupo de 107 pessoas que chegou na embarcação Vapor Malange em 1900. Também foram produzidos selos em comemoração aos “45 anos das Relações Diplomáticas Brasil-China”.