A “Enciclopédia da Cultura Chinesa” é uma das obras de referência mais importantes sobre a China. Escrita por acadêmicos chineses contemporâneos da Universidade de Línguas e Cultura de Beijing, ganhou versão em português pelo trabalho de uma equipe de 21 tradutores. Um deles é Andre Sun, diretor cultural do Chinese Bridge Club in São Paulo.
A Editora Contraponto é responsável pela publicação no Brasil da Enciclopédia, em volume único de 784 páginas. O livro está disponível no site da editora com preço promocional e também pode ser adquirido em versão digital,
Todos os textos foram escritos por especialistas. Cada vocábulo foi cuidadosamente selecionado e explicado com precisão. Com quase 1.500 entradas, a Enciclopédia apresenta o núcleo essencial de conhecimento sobre a cultura chinesa de forma sistematizada e moderna.
O sistema de catalogação é por assuntos, a partir de palavras-chave e de expressões. Ela está dividida em 31 grandes partes: Conceitos e Categorias; Escolas e Pensadores; Religião e Crenças; Ética e Valores; Política; Economia; Assuntos Militares; Diplomacia; Leis; Sociedade; Educação; Língua e Escrita; Literatura; História; Música; Dança; Acrobacia; Teatro e Drama; Pintura; Caligrafia; Escultura; Cinema e Televisão; Ritos e Festivais; Culinária; Geografia; Artes Marciais; Relíquias; Invenções; Tecnologia; Arquiteturas e Jardins; Medicina e Saúde.
Lançada originalmente em 2021, serve como uma excelente introdução à cultura chinesa para os leitores brasileiros. Sinólogos, estudantes de mandarim e amantes da cultura chinesa certamente vão se deleitar com seu conteúdo. Contém informações diversificadas, abrangendo tanto a história quanto a era contemporânea. A linguagem é bem acessível, mesmo para quem não domina os assuntos.
A Enciclopédia oferece informações atualizadas sobre conhecimentos chineses em todos os domínios, uma interpretação precisa da cultura chinesa, uma estrutura de referência organizada, e uma visão panorâmica do assunto. Assim, os leitores podem entender com maior precisão os padrões da cultura chinesa e seus sistemas de conhecimento.
Sobre o editor
Xu Baofeng, editor da obra, é professor da Universidade de Línguas e Cultura de Beijing, pesquisador adjunto do Centro de Pesquisa em Literatura e Arte da Universidade Normal de Beijing e editor-chefe da revista Asian Culture. É líder de vários projetos governamentais de ensino e tradução.
O professor Xu pesquisa sinologia, cultura e poética chinesas, ética e filosofia confucionistas. Seus cursos são oferecidos a estudantes chineses de graduação e de pós-graduação, além de estrangeiros.
.