A China tem 1,4 bilhão de habitantes, divididos em 56 etnias.Essa diversidade está presente desde a linguagem e vestes típicas, passando pela comida e envolvendo tradições.
O grupo étnico Han (汉) é o maior, representando 92% da população total, cerca de 1,1 bilhão. Isso faz deles a etnia mais populosa do planeta. Os Han podem ser encontrados em quase todas as partes da China. Eles vivem principalmente no curso médio e inferior dos Rios Amarelo, Yangtze e das Pérolas, e também na Região da Planície do Nordeste (Planície de Songliao).
A cultura Han pertence às civilizações mais antigas do mundo, apresentando realizações notáveis em muitos campos, incluindo política, assuntos militares, filosofia, literatura, história, arte e ciências naturais, etc. A criatividade e sabedoria desse povo deu origem às quatro grandes invenções chinesas – bússola, fabricação de papel, impressão e pólvora – que exerceram grande influência na história do desenvolvimento humano.
O termo “han” foi usado pela primeira vez no século XIX para distinguir a maioria dos chineses da minoria manchu que governava a China. Sua origem está nas comunidades Huaxia, localizadas no norte da China. O nome vem da dinastia Han, que governou alguma partes da China antes da unificação.
Características culturais
A cultura da etnia Han é rica e colorida. As principais características do vestuário Han (Hanfu) são a gola cruzada e a carcela inclinada para a direita, sem botões, mas usando nós de corda. O Hanfu é uma apresentação que carrega as habilidades excepcionais de tingimento, tecelagem, bordado, etc,.
Uma das principais características dos acessórios usados pela etnia Han é sua preferência pelo jade. A pedra pode ser vista em joias, espadas e selos. Os ornamentos principais da cintura incluem jade, selos e ornamentos de peixes ou de placas, etc,.
As danças da etnia Han não são apenas ricas em conteúdo, também possui vários tipos e diferentes estilos. Por exemplo, na Dança do Dragão, em algumas regiões, são homens que seguram os cabos de madeira que sustentam a fantasia e enquanto executam movimentos complexos.
A “Dança do Leão” da etnia Han foi introduzida pela Dinastia Han. Com o tempo, tornou-se gradualmente uma forma indispensável para as pessoas espantarem o mal e buscarem prosperidade, em especial durante o Ano Novo Chinês.