Com obras criadas por importantes artistas chineses e brasileiros, a exposição “Atrás da Grande Muralha – Nova Arte Chinesa e Brasileira”, está disponível no Museu de Arte de Brasília (MAB) até 22 de maio.
A exposição inédita foi idealizada para o público brasileiro, apresentando a diversidade da arte contemporânea chinesa, pouco conhecida no Brasil. As obras refletem sobre dilemas do mundo contemporâneo, como a pandemia. Além disso, mostra a relação que alguns artistas brasileiros estabelecem com a cultura chinesa
Ela é composta por expressões artísticas variadas, como pintura (a tinta acrílica, a óleo e com tinta chinesa); escultura; fotografia, azulejaria; arte em situ; animação; e recorte em papel (ícone da tradição chinesa).
O curador Clay D’Paula fez várias viagens à China e conta que algumas criações foram feitas especialmente para a exposição. Ele selecionou obras que mostram como os artistas utilizam elementos tradicionais da própria cultura, como a caligrafia e a tinta chinesa.
Entre os artistas participantes estão Pu Jie, Angel HUI Hoi Kiu, Zinan Lam, Glênio Lima, Yao Lu, Ilana Lansky, Lígia de Medeiros, Taigo Meireles, Mzyellow, Raquel Nava, Wilson Neto, Christus Nóbrega, Alberto Oliveira, Heloisa Oliveira, Fernanda Pacca, Phil, Sanagê, Dulce Schuck Schunck, Joseph Tong, O Tropicalista, Wang Wu, Sun Xun, Tianli Zu.
Serviço
Exposição “Atrás da Grande Muralha – Nova Arte Chinesa e Brasileira”
Data: 23 de março a 22 de maio
Museu de Arte de Brasília (MAB)
Horários: Todos dias, exceto terça, das 10h às 19h.
Endereço: SHTN, Trecho 01, Projeto Orla Polo 03, Lote 05.