O Dia da Imigração Chinesa no Brasil é comemorado em 15 de agosto. Nessa data, o MAB FAAP (Museu de Arte Brasileira) abre a exposição “Ba: 8 histórias de imigrantes chineses no Brasil”. O projeto tem o patrocínio do Ibrachina e o apoio do Consulado Geral da República Popular da China em São Paulo.
O objetivo da mostra é apresentar ao público a diversidade e as múltiplas identidades que constituem a cultura e a memória de um povo. Também é valorizar o intercâmbio cultural, social e econômico entre a China e o Brasil.
Com o nome indica, a exposição reúne fotos e objetos pessoais de oito imigrantes chineses, para contar suas histórias, convidando o público a entrar no universo individual dessas pessoas.
No mesmo espaço, haverá uma exposição fotográfica que celebra os 10 anos do Instituto Confúcio para Negócios FAAP, apresentando imagens das atividades e eventos realizados desde a sua criação.
O documentário “Ba: 8 histórias de imigrantes chineses no Brasil” será exibido no auditório da FAAP no dia 15 de setembro, no encerramento da exposição.
O projeto Ba
O projeto Ba (pronuncia-se “pá”) iniciou em 15 de agosto de 2021, com uma live realizada pelo Instituto Confúcio para Negócios e pelo curso de Jornalismo da FAAP.
Trabalhou-se com a ideia de coletar oito histórias de imigrantes chineses para organizá-las em uma publicação futuramente. Contudo, os registros audiovisuais das entrevistas ampliaram o horizonte do projeto. Surgiu a ideia de um documentário onde essas narrativas podem ser vistas e ouvidas nas vozes dos próprios imigrantes.
O documentário foi gravado por estudantes de Cinema da FAAP. O 8 foi escolhido porque o ideograma para o número em mandarim (bā) remete à sorte e prosperidade. Isso ocorre por sua pronúncia ser semelhante ao termo que significa “prosperidade”, “sorte” e “fortuna”.
“Neste momento do 10º aniversário do Instituto Confúcio da FAAP, o lançamento da exposição vem na esperança de desejar o melhor não apenas aos oito participantes do Projeto Ba, mas a todos que vierem à mostra”, destaca Xiaoshu Zhu, diretora chinesa do Instituto Confúcio para Negócios da FAAP.
O projeto Ba é uma realização do Instituto Confúcio para Negócios da FAAP e do Departamento de Internacionalização da FAAP, com a coordenação da professora Edilamar Galvão, coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP; a colaboração da professora Sandra Regina Chaves Nunes, na pesquisa e nas entrevistas; e a participação de Xiaoshu Zhu, diretora chinesa do Instituto Confúcio para Negócios da FAAP, no acompanhamento de todos os encontros com os personagens.
A exposição tem direção curatorial e expográfica do professor Rubens Fernandes Junior, diretor dos cursos da área de Comunicação na FAAP, com produção de Anna Pesce, coordenadora brasileira do Instituto Confúcio.
Serviço:
Exposição Ba: 8 histórias de imigrantes chineses no Brasil
Data: 15 de agosto a 15 de setembro de 2022
Exibição do documentário: 15 de setembro, às 19:00
Horários: Segundas, quartas, quintas e sextas das 10:00 às 18:00 – última entrada às 17:30.
Sábados, domingos e feriados, das 10:00 às 18:00 – última entrada às 17:30.
Fechado todas as terças-feiras, mesmo quando feriado.
Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis – SP
Informações: (11) 3662-7198
Entrada: Gratuita