O novo piloto titular da equipe de Fórmula 1 Alfa Romeo para a temporada 2022 é o chinês Guanyu Zhou. Ele substituirá o italiano Antonio Giovinazzi e será o primeiro chinês titular de uma equipe do grid da Fórmula 1
O anúncio oficial feito pela equipe nesta terça-feira (16) confirma que ele será o parceiro de Valtteri Bottas no campeonato do ano que vem.
Natural de Xangai, o piloto de 22 anos, faz história com uma ascensão rápida neste esporte altamente competitivo. Somente dois outros chineses chegaram a participar de sessões oficiais da Fórmula 1, mas na condição de reservas: Ma Qinghua, em quatro corridas em 2012 com a HRT e no GP da China de 2013, com a Caterham; e Adderly Fong, que fez o treino de sexta-feira do GP de Abu Dhabi de 2014 com a Sauber.
“Sonhei desde criança em escalar o mais alto possível no esporte que eu amo e, agora, o sonho se tornou realidade. É um privilégio começar minha carreira na F1 numa equipe tão icônica e que colocou tanto talento jovem na F1 no passado. O sonho virou realidade. Sinto que estou preparado para o desafio imenso da F1, o topo do meu esporte. A meta do ano que vem será aprender o quanto for possível e o mais rápido que der. Ser o primeiro chinês na F1 é histórico no esporte a motor chinês. Sei que muitas esperanças estarão depositadas em mim e, como sempre, levarei essa motivação para me tornar melhor e alcançar mais”, disse Zhou.
O piloto chinês passou pela academia de desenvolvimento de jovens pilotos da Alpine e também pela Academia da Ferrari. Ele está na Fórmula 2 desde a temporada 2019, sempre com a UNI-Virtuosi. Ele tem quatro vitórias na categoria de acesso à F1 e faz neste ano seu melhor campeonato e está em segundo lugar, com 142 pontos, e ainda tem chances de ser campeão.