O presidente do Ibrachina, Thomas Law, recebeu hoje (5) a visita do vereador Hernani Leonhardt, vice-presidente da Câmara de Rio Claro (SP).
Também estiveram presentes na reunião realizada na sede do Instituto Brasileiro de Ciências Jurídicas – IBCJ, Fernando Thomé, da APECC, Edmilson Bordon, do Ibrachina e Bruno Oliveira, diretor da Associação dos Municípios de Pequeno Porte do Estado de São Paulo (AMPPESP).
Rio Claro, que dista 360 km da capital e tem cerca de 200 mil habitantes, pretende se tornar uma smart city. Para isso, o vereador buscou apoio de Thomas, que é secretário executivo da Frente Parlamentar para o Desenvolvimento de Cidades Inteligentes.
Leonhardt se inteirou do Projeto de Lei 976/2021, em Brasília, que institui a Política Nacional de Cidades Inteligentes. Para ele, “A modernização dos serviços públicos ocorre através da utilização da tecnologia. É nesta rota que precisamos focar”.
Thomas elogiou a iniciativa de Rio Claro e destacou que “toda cidade precisa ser vista como um espaço urbano orientado para o desenvolvimento econômico sustentável e o uso de tecnologias para conectar serviços que elevam a qualidade de vida dos moradores”.
No encontro, o secretário executivo da Frente Parlamentar citou como exemplo tecnologias já existentes aplicadas ao transporte coletivo. “É possível disponibilizar para o usuário, via smartphone, a localização exata do ônibus que ele aguarda e até projetar o horário da sua passagem pelo ponto, mas para isso, o cidadão tem de ter acesso ao equipamento”, destacou.
O vice-presidente da Câmara de Rio Claro disse não ter dúvidas que “as cidades inteligentes vão se tornar um marco de desenvolvimento em todo o nosso país”.