O Ibrachina Challenge By IGLOO.NETWORK realizou sua oitava edição nesta quinta-feira (28). A grande vencedora foi a IZagro. Em segundo lugar ficou a Cargon.
Um dos idealizadores da competição, Thomas Law ressalta que essa edição estabeleceu verticais importantes para a economia, como Agrotech, Adtech, Martec e Inteligência Artificial. “Foi muito bom ver que a vencedora opera no agronegócio e melhoria para os produtores rurais, enquanto o segundo colocado usa inteligência artificial voltada para logística de transporte. De certa maneira, há uma complementação”, aponta.
Ainda segundo Law, “a ideia do Challenge é levar as startups brasileiras para um mercado internacional, conectando-as com grandes empresas e com câmaras de comércio”. Para ele, o WebSummit é estratégico, por ser um evento de tecnologia reconhecido, que atrai empresas europeias, asiáticas e americanas, fazendo ainda uma conexão do agro com a África”.
Mateus Calheiros, diretor de operações e um dos sócios da IZagro, comemorou a vitória e vê o Challenge como uma grande oportunidade de expansão. “Nascemos com um propósito de ajudar o pequeno e o médio agricultor a ser mais rentável, mais sustentável e trabalhar em colaboração. Eu sou filho de produtores. Então, estar aqui hoje é um sonho, algo que vem desde o meu avô”, conta. Para ele, a ida ao WEBSUMMIT abrirá portas para networking e mostrar a tecnologia da IZagro para outros mercados.
Falando sobre a Cargon, Denis Mews explica que sua startup “é o primeiro operador logístico digital do mundo. Nossa proposta é poder entregar melhor gestão para quem precisa transportar e para quem produz”. Ele acredita que o Ibrachina Challenge by IGLOO.NETWORK, “oferecerá uma janela importante para mostrar a tecnologia brasileira e certamente ajudará na internacionalização do nosso negócio”.
Competição teve 400 startups inscritas
Inicialmente, mais de 400 startups se inscreveram. Elas passaram por uma pré-seleção, entrevistas e um boot camp. Ao final, os 10 melhores projetos foram selecionados para o Demo Day na sede do hub de inovação Ibrawork, quando apresentaram seus pitches diante da bancada de jurados.
A avaliação foi realizada por um grupo de investidores, influenciadores de mercado, corporates e mentores. Compuseram a bancada Thomas Law, presidente do Ibrachina; Maurício Zanetti, CEO do IGLOO.NETWORK e co-fundador do Kryp.tools; Jennifer Chan, da JC Capital; Barbara Ladeia, gerente do programa Green Sampa, da Agência São Paulo de Desenvolvimento; Claudio Cuqui, sócio-diretor da C3 Systems; Antonio Rocca, diretor da PWC; e Ricardo Jacob, da Casa de Portugal de SP.
As verticais da competição foram Agrotech, soluções para mercado agro; Martech, novas tecnologias aliadas ao marketing e comunicação; Adtech, tecnologia voltada a campanhas de publicidade; e Inteligência Artificial (AI).
Mostraram suas soluções as startups Dataholics, IZagro, Cargon, Conztellation, Eniwine, Bornlogic, Twiggy, Incast, Yapoli e Desbrava.AI.
Após a apresentação, cada um dos representantes das startups recebeu feedback e respondeu às perguntas da banca.
Internacionalização das startups vencedoras
O Ibrachina Challenge by IGLOO.NETWORK é um programa de inovação para conectar empreendedores e startups com investidores e corporates. O projeto busca impulsionar, fomentar e descobrir soluções tecnológicas ao mesmo tempo em que oportuniza muito networking e aprendizado.
O prêmio dessa edição é a participação no Web Summit Lisboa, uma das mais importantes conferências de tecnologia, inovação e empreendedorismo no mundo. Os vencedores receberão passagem, hospedagem e espaço no estande do IBRACHINA CHALLENGE para um membro de cada uma das duas startups. Também terão direito de uso por três meses de coworking para até três pessoas do time no espaço do IGLOO.NETWORK ou no IBRAWORK. Além disso, poderá ser integrado à curadoria do IGLOO.NETWORK.
A premiação desta edição do Challenge está avaliada em mais de R$ 50 mil. Outro benefício é a oportunidade para as startups internacionalizarem seus projetos e aumentarem os contatos fora do país.
Em suas outras edições, o Ibrachina Challenge by IGLOO.NETWORK levou startups brasileiras para eventos internacionais como a Rise Hong Kong, a Gitex Dubai, e a Bitcoin Conference Miami, sempre oferecendo acesso a conhecimento, inovação e possibilidade de geração de negócios.