O Ibrachina e o governo de Mato Grosso (MT) assinaram hoje (20) o Protocolo de Intenções que tem por objetivo fomentar as relações institucionais, tecnológicas, comerciais e científicas entre o estado e a China. O documento foi assinado pelo governador do MT, Mauro Mendes, que se manifestou solicitando apoio do Instituto para aquisição de vacinas contra a Covid-19.
“Então peço que essa parceria já possa se iniciar com a ajuda para intermediar a compra dessas vacinas tão importantes para Mato Grosso, que é um grande fornecedor de alimentos para a China”, afirmou o governador.
O presidente do Ibrachina lembrou que a China é o maior parceiro comercial do Mato Grosso, comprometendo-se a fazer o que estiver ao alcance para ajudar o Estado. “Este protocolo de intenções é um marco legal que aproxima ainda mais o MT e o Ibrachina. Somos parceiros e iremos ajudar dentro do que pudermos fazer”, destacou Thomas.
Participaram da solenidade os secretários de Estado Alberto Machado (Cultura, Esporte e Lazer), Alan Porto (Educação), Nilton Borgato (Ciência, Tecnologia Inovação) e Walter Valverde (adjunto de Investimentos e Negócios da Sedec). Além do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso, Leonardo Campos, e outros representantes do Ibrachina, da OAB e da Assembleia Legislativa.
Thomas Law recebe título de “Cidadão Mato-grossense”
Na ocasião, a deputada estadual Janaina Riva (MDB) entregou a Thomas Law, presidente do Ibrachina, o título de cidadão mato-grossense pela atuação e incentivo à integração entre as culturas e os povos do Brasil, China e demais países que falam o idioma português.
De acordo com Janaina, o enfraquecimento da relação Brasil-China, por conta do governo federal, faz com que os estados tenham que se movimentar ainda mais. “Precisamos estreitar nossa relação com o maior consumidor de insumos do Mato Grosso, que é a China”, afirma. A deputada ressalta que a parceria traz avanços em tecnologia, insumos e aperfeiçoamento cultural para o estado. “A China está muito avançada, em termos tecnológicos, do que o restante do mundo”.
Já Law agradeceu a homenagem. “Foi uma honra receber o título de Cidadão Mato-grossense. Gosto muito do Mato Grosso, tenho grandes amigos no estado e é uma alegria poder colaborar com as instituições e com o governo de MT através do Ibrachina e da OAB”, destacou.
Atualmente, o país asiático é um dos principais consumidores dos grãos produzidos no Mato Grosso. A assinatura do protocolo de intenção aconteceu no Gabinete da Casa Civil, Palácio Paiaguás, com a presença do secretário chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, e o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso, Cesar Alberto Miranda.