Em cerimônia realizada em Barcelona, Espanha, nesta quinta-feira (17), o Ibrachina Smart City Council e a BIM Brasil assinaram um termo de cooperação. Seu objetivo é o compartilhamento de conhecimento e inovação, por meio de ações para o desenvolvimento de soluções urbanas na área de smart cities. Isso inclui novas abordagens para temas como segurança pública, mobilidade urbana, turismo, saúde e educação.
Thomas Law, presidente do Ibrachina e do Conselho, assinou o documento ao lado de Ignacio Pérez Arnal, administrador da BIM Brasil. A empresa possui uma unidade internacional para treinamentos, a BIM Academy, com vasta experiência técnica especializada em BIM – Building Information Modeling (Modelagem de Informação da Construção). Esse conjunto de informações é gerado e mantido durante todo o ciclo de vida de um edifício.
“Assinamos um convênio importante, pois o BIM é uma ferramenta muito importante para arquitetos e engenheiros. Quando se fala em trabalhos urbanísticos e arquitetônicos, é bom termos à disposição instrumentos digitais que facilitem a produção dos profissionais e possibilitem que ela seja aperfeiçoada”, explica Thomas Law.
A BIM Academy possui experiência em projetos de smart cities no sudoeste da Ásia, enquanto o Ibrachina Smart City Council foca sua atuação em cidades brasileiras, sobretudo São Paulo, que possui um amplo projeto de revitalização de sua área central.