Nesta segunda-feira (13), foi lançado na sede do Ibrawork, o Concurso de Ideias para o Entorno do Mercado Municipal Paulistano. O objetivo é ampliar o debate sobre a revitalização daquela área do centro da capital, convidando a sociedade sobre temas como mobilidade, fluxos e permanências, e forma urbana.
A iniciativa é uma promoção do Ibrachina, por intermédio do Ibrachina Smart City Council, e da Associação Paulista dos Empreendedores do Circuito das Compras (APECC). Tem a organização da Escola da Cidade e do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IAB-SP), com o apoio institucional do Ibrawork e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Também conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo.
O Concurso deve ser iniciado oficialmente em julho deste ano, com a entrega das propostas e divulgação de resultados até outubro.
O coordenador do Ibrachina Smart City Council, Fernando Tohme, explica que “foi estabelecido um raio de um quilômetro ao redor do Mercadão para identificar, junto com a prefeitura e nossos parceiros, quais áreas precisam ser revitalizadas e quais as propostas já existem”. Disse ainda que é importante a presença da Secretaria de Inovação no processo, “para trazer camadas de inovação e tecnologia para esse concurso de arquitetura e urbanismo”.
O professor Ciro Perondi, um dos fundadores da Escola da Cidade, acredita que esse concurso é “fundamental para cidade de São Paulo, pois envolve vários parceiros da iniciativa privada e da academia”. Ele pontua que o projeto todo será executado em etapas, “o primeiro concurso envolve ideias, para sabermos como gostaríamos que região fosse. Depois, focaremos no desenvolvimento dessas ideias e nas avaliações dos especialistas”.
Falando em nome da APECC, seu presidente Ademir de Moraes, destaca que “o Concurso é de fundamental importância para a revitalização do centro de São Paulo. Como Associação estamos apoiando para o embelezamento do entorno do Mercadão, um importante marco da capital. Além disso, vamos criar uma nova área gastronômica e uma nova área residencial, que ajudará o centro de São Paulo a ser muito melhor e mais atrativo”.
A head de inovação do Ibrawork, Tania Gomes Luz, lembra que o hub de inovação já levou um programa de inovação aberta para dentro do Mercado Municipal. “Agora somos parceiros para levar melhorias para o entorno do Mercadão. Então é uma continuidade e temos orgulho em ser parte disso”, finaliza.