O coquetel de lançamento dos livros “Rota do Queijo Canastra” e “Perfil Produtivo e Potencialidades do Sudoeste Mineiro” reuniu autoridades, empresários e produtores rurais na cidade de Passos (MG), nesta sexta-feira (16).
A produção das obras foi apoiada pelo Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina) e publicadas pela editora mineira D’Plácido. O evento de lançamento foi organizado pelo jornal Folha da Manhã com apoio da Prefeitura de Passos, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), do Centro de Estudos de Direito Econômico e Social (CEDES) e do Instituto Brasileiro de Ciências Jurídicas (IBCJ).
Marcaram presença Thomas Law, presidente do Ibrachina; Diego Oliveira, prefeito de Passos; João Carlos Leite, presidente da Associação dos Produtores de Queijo da Canastra; Gustavo Rodrigues, do grupo Folha da Manhã; Hipólito Ferreira Paulino Neto, diretor acadêmico do Campus de Passos da UEMG; e João Grandino Rodas, presidente do CEDES.
Thomas Law lembrou a ligação estreita do Ibrachina com o estado de Minas: “Assinamos um convênio com a UEMG para pesquisa acadêmica. Por isso, lançarmos estes dois livros é uma alegria enorme. Estamos vendo os resultados do trabalho realizado com nossos parceiros nacionais, como o SEBRAE, e os locais, aqui em Minas Gerais”. Ele lembrou que no ano passado, a empresa de tecnologia mineira iCrop venceu o Ibrachina Challenge, competição de tecnologia promovida pelo Instituto. Como prêmio, participou da GITEX, em Dubai, uma das mais importantes feiras de tecnologia do mundo.
O presidente do Ibrachina destacou ainda que o queijo Canastra “é um dos produtos de grande potencial no Brasil”. Ele explicou que o livro sobre a Rota do Queijo da Canastra está sendo divulgado pelo Consulado de China. “Queremos levar isso para o mundo, pois o mercado está cada vez mais globalizado. Os chineses, por exemplo, comem queijos produzidos na Europa e ainda não conhecem o queijo feito em Minas”, disse.
Finalizou enfatizando que o Ibrachina trabalha para gerar em Minas e no Brasil “crescimento econômico, sustentabilidade e mais tecnologia para o agronegócio”.
Rota do Queijo da Canastra
O livro “Rota do Queijo da Canastra” integra um projeto do mesmo nome cujo objetivo é fortalecer a produção da região sudoeste de Minas Gerais, onde cerca de 800 famílias vivem de sua produção. Também foi lançado um site dedicados e uma série de vídeos de entrevistas com os produtores. Conheça mais sobre o projeto aqui.
O Ibrachina tem trabalhado para que o queijo Canastra ganhe mais popularidade no mercado internacional e possa ser exportado em maiores quantidades para mercados com grande potencial, como a China.
Perfil produtivo e potencialidades do Sudoeste Mineiro
A obra é resultado de um acordo de cooperação técnica entre o Ibrachina e a Unidade Acadêmica de Passos da UEMG. O projeto de elaboração do material reuniu grupos de pesquisa e extensão universitária em áreas como Ciência Social, História, Serviço Social, Saúde do Trabalhador, Agronomia, Administração, Ciências Biológicas e Ecologia, entre outras.
Por intermédio do convênio, vários alunos que participaram da pesquisa receberam uma bolsa. O material aborda questões importantes como a ocupação do solo ao longo das últimas décadas, a evolução da cultura da soja, questões sociais e também as potencialidades do turismo na região. Conheça mais sobre o livro aqui.