Faleceu, nesta terça-feira (18), o Grão Mestre Chan Kowk Wai, um dos introdutores das práticas de Kung Fu no Brasil.
O Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina) lamentou a passagem do mestre. Thomas Law, presidente do Instituto, disse que “Wai deixa um legado de profunda dedicação e excelência para sua família, para seus discípulos e para a cultura brasileira, onde foi um dos mais importantes nomes a trazer e consolidar a prática do Kung Fu”.
Vida e legado
Mestre Chan nasceu em 1936, na cidade de Taishan, província de Cantão, China. Iniciou seu treinamento aos quatro anos de idade, pelas mãos do Mestre Chan Cheok Sing. Na juventude dedicou-se ao estilo Shao Lin Norte, aperfeiçoando-se nas técnicas de Chi Kung marcial. Posteriormente tornou-se mestre e herdeiro em outros estilos como louva-a-deus, sete estrelas, garra de águia e Hung Sing Choy Li Fat, tornou-se assim um dos professores de kung fu mais respeitados dentro e fora da China.
Mudou-se para o Brasil no início da década de 1960, participando da formação do Centro Social Chinês, onde ministrou aulas de kung fu por doze anos. O Grão-mestre também ministrou aulas na USP durante sete anos. Fundou a Academia Sino-Brasileira de Kung Fu em 1973, local que formou vários professores que perpetuam os conhecimentos por todo o Brasil e em outros países como Argentina, Canadá, Chile, Espanha e Estados Unidos.
O legado de Chan Kowk Wai é tão vasto que, conforme o Calendário Oficial de Eventos do Município de São Paulo, o Dia do Kung Fu é comemorado anualmente em 11 de abril, para lembrar a data em que ele chegou ao Brasil, em 1960.