Com o tema “China — luzes e sombras, sons e sonhos”, a 7ª Mostra de Cinema Chinês de São Paulo acontece de 4 a 15 de outubro no Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro 1000 – Paraíso- São Paulo).
O evento, promovido pelo Instituto Confúcio na Unesp, é presencial e gratuito. A distribuição de ingressos uma hora antes de cada sessão, por ordem de chegada.
Todos os filmes em chinês e legendados em português.
A programação apresenta produções contemporâneas, a maioria inédita no Brasil. A curadoria é de Shi Wenxue, mestre em Ciências do Cinema pela Academia de Cinema de Pequim, e Lilith Li, que coordenou o Festival Internacional de Cinema de Macau. Conforme elas, os longas “trazem narrativas multidimensionais que quebram barreiras e estereótipos culturais”, com “histórias cheias de verdade e sentimento numa perspectiva genuinamente chinesa”.
Destaque para o filme “Chaogtu e Sarula” de Wang Rui, vencedor dos prêmios de melhor direção no 33º Golden Rooster Film Festival e Melhor Contribuição Artística no 32º Festival Internacional de Cinema de Tóquio.
Também parte da mostra, o épico de guerra, inédito no Brasil, “Os Oitocentos” de Guan Hu, foi segunda maior bilheteria internacional de 2020.
O documentário “Tive a Lua nas mãos” de Cheng Tsun-shing, mostra a vida de Yeh Chia-ying, mestra da poesia clássica chinesa. Ele foi considerado um dos dez filmes mais influentes de 2020 na China.
Programação completa:
4/10 – Terça-feira
5/10 – Quarta-feira
6/10 – Quinta-feira
7/10 – Sexta-feira
8/10 – Sábado
15h – Adoração – (Adoring)
17h30 – As galochas de Wangdrak (Wangdrak’s Rain Boots)
19h30 – Reino de Terracota – (Realm of Terracotta)
9/10 – Domingo
11/10 – Terça-feira
12/10 -Quarta-feira
13/10 – Quinta-feira