Fazer transmissões ao vivo pela internet de sua rotina, conhecida por “streaming”, tornou-se uma profissão que atrai muitos jovens na China.
Conforme um relatório sobre esta nova indústria, divulgado pelo aplicativo Momo, o rendimento de quem está nessa verdadeira indústria é mais elevado que a grande maioria das ocupações braçais. Mais de 35% dos streamers em tempo integral tem salário médio de 8 mil yuans por mês (cerca de R$ 6 mil). Os mais conhecidos chegam a ganhar 30 mil yuans (R$ 22 mil).
Os rendimentos estão diretamente relacionados com o período de tempo que os produtores de conteúdo passam online e com as suas habilidades em manter a atenção do público, mostra o levantamento. Há quem faça streaming de games, contando histórias, cantando, dançando, se maquiando, outros apenas falam sobre sua vida.
Essa transmissão ao vivo tem alcance maior em cidades do interior ou áreas rurais. Isso ocorre porque a população local têm opções limitadas de entretenimento. Assim, a internet por vezes é a única opção barata de lazer. Além disso, o público pode ter uma experiência interativa, fazendo pedidos ou conversando com quem apresenta o streaming.
A imensa maioria tem menos de 25 anos. Quem possui pelo menos uma graduação está no grupo dos 63% mais bem remunerados, com um vencimentos que chegam a ser o dobro dos que possuem apenas o ensino médio.
O público vê nesses streamers uma opção de entretenimento, preferindo os que demonstram “senso de humor e talento”. Menos de 10% dos entrevistados afirmou que beleza é suficiente para se ter sucesso nesse ramo.
Mais da metade dos streamers disse que fazer transmissões é muito mais difícil do que aparenta. É preciso dedicação e muita criatividade para se destacar. A fonte de renda vem das “gorjetas” enviadas por quem assiste aos vídeos, pelo anúncio ou venda de algum produto.
Outro relatório, divulgado pelo Ministério de Recursos Humanos e Segurança Social da China, mostra que 54% desses jovens afirmam que ser streamer é “o emprego ideal”, seguidos por ator/atriz, designer, e avaliador de jogos.
Estimativas apontam que esse mercado é avaliado em US$ 30 bilhões. A indústria de transmissão ao vivo da China mais que dobrou no último ano, com receita de cerca de US$ 3 bilhões, de acordo com o Credit Suisse. Atualmente, mais de 100 plataformas oferecem o serviço de transmissão ao vivo e fornecem aos produtores de conteúdo parte de seus ganhos.
Com funcionamento similar ao TikTok, os aplicativos de transmissão ao vivo são muito populares na China. O país tem uma excelente estrutura de internet e a China News Asia afirma que cerca de 70% dos chineses com acesso à Internet consomem este tipo de conteúdo, representando uma audiência superior a 700 milhões de pessoas.
O governo chinês publicou recentemente algumas diretrizes para coibir comportamentos, como exposição erótica e oferecimento de algum produto ilegal.