Desde 2009, celebra-se no Brasil, o Dia da Inclusão Social em 10 de dezembro. Instituída por lei, a data visa conscientizar a sociedade sobre a importância de todos exerceram a cidadania e terem seus direitos preservados.
O Ibrachina promove diferentes ações de inclusão social, que ajudam a mudar a vida de dezenas de crianças e adolescentes de comunidades de São Paulo por meio do esporte e da educação.
O impacto do trabalho do Ibrachina foi reconhecido pelo Troféu Periferia Brasil-Esperança 2021. Thomas Law, presidente do Instituto, venceu na categoria “Homenagem Especial”, que premia o trabalho de líderes culturais e sociais. Criada pela ONG ORPAS (Obras Recreativas, Profissionais, Artísticas e Sociais), o prêmio é dado a pessoas que causam impacto positivo nas periferias do Brasil.
Além de ações pontuais, como doação de alimentos, equipamentos médicos e socorro a vítimas de desastres naturais, o Ibrachina possui dois projetos educacionais:
O Ibrasocial, coordenado pelo professor Juninho Pereira. O programa oferece aulas de futebol e preparação física para crianças na comunidade de Vila Carioca, localizada em Heliópolis. Para fazer parte, os alunos precisam estar matriculadas na escola e ter um bom desempenho acadêmico.
“Desde o início do projeto, o time teve várias conquistas. Foram 4 vezes campeões do Campeonato Estadual Escolar, venceram a Taça Cidade de São Paulo, e a Liga Paulista escolar. A equipe do projeto também é a maior vencedora da Copa Libertadores de Base com mais de 21 títulos. Em 2024 vamos disputar novamente a Lorena Cup, que vencemos este ano”, explica o treinador Juninho.
Dois atletas que passaram pelo IbraSocial hoje estão nos times de base do Ibrachina Futebol Clube. Luís Fernando, que joga pelo sub-17 e Fred, que atua no time sub-16.
Já o projeto Futuro Brilhante é coordenado pelo instituto de mesmo nome. Ele atende jovens da comunidade de São Mateus. Para integrar o projeto social apoiado pelo Ibrachina, os atletas precisam estar matriculados na escola e recebem acompanhamento de profissionais qualificados, que auxiliam na formação esportiva e de cidadania.