O Dia Nacional do Teatro é comemorado em 19 de setembro, sendo uma data para homenagear uma das manifestações artísticas mais antigas da humanidade, em especial os artistas brasileiros.
Embora o teatro tenha se popularizado no Ocidente como uma criação da Grécia Antiga, existem registros de que já havia formas de teatro na Ásia muito tempo antes.
Na China, há referências à popularização de espetáculos teatrais durante a dinastia Shang, cerca de 1500 a.C, que usavam apresentações musicais, palhaços e acrobacias.
O teatro de sombras começou na China, tendo se espalhado para o mundo. Basicamente, consiste na manipulação de bonecos de varas, que ficam entre uma luz e uma tela. Assim, os espectadores, que sentam-se em frente à tela, vêem apenas a sombra dos bonecos.
Há uma lenda chinesa sobre a origem do teatro de sombras. No ano 121, o imperador Wu Ti, da dinastia Han, teria se desesperado com a morte de sua bailarina favorita. Por isso, ordenou ao mago da corte que a trouxesse de volta do “Reino das Sombras”. Se ele não conseguisse, seria decapitado.
Sabendo ser impossível, o mago usou sua criatividade e usou uma pele de peixe macia e transparente para dar forma à silhueta de uma bailarina. Mandou que fosse colocada, no jardim do palácio, uma grande cortina branca contra a luz do sol.
No dia marcado para a apresentação diante do imperador e de sua corte, ao som de uma flauta, o mago projetou a sombra de uma bailarina, que se movimentava de forma graciosa. Segundo a tradição, foi o sucesso dessa apresentação que gerou o teatro de sombras.
As peças de teatro de sombras comumente retratam lendas e fábulas. Geralmente, nas apresentações, os fantoches são manipulados com cinco varas de bambu e os artistas cantam e tocam instrumentos de percussão ao mesmo tempo.