A comunidade chinesa realizou doações para a cidade do Rio de Janeiro, numa campanha iniciada pela prefeitura da capital para ajudar as populações carentes e para salvar as vidas. A comunidade chinesa no Rio de Janeiro tem participação decisiva no auxílio a comunidades carentes da cidade. Além de doar mais de 150 mil máscaras para os hospitais da cidade, os empresários chineses entregaram mais de 2 mil cestas básicas para as comunidades de Rocinha, Cidade de Deus, Alemão, entre outras.
O estado de São Paulo terá novas regras de isolamento e deve iniciar a retomada gradual de atividades a partir da próxima segunda-feira (01/06). A proposta que será composta por 4 fases levará em conta as características de cada cidade, como taxa de isolamento, número de casos da doença e taxa de ocupação dos leitos de UTI são os principais critérios. O anúncio será feito amanhã.
Na tarde da última segunda-feira (25/05), o governador João Doria disse que não pretende decretar neste momento o lockdown do estado.
O governo de Wuhan, na China, informou que testou quase sete milhões de pessoas para COVID-19 em apenas 12 dias. A campanha de testagem em massa na cidade faz parte dos esforços da China para impedir o ressurgimento da epidemia. Após ensaiar retorno gradativo, um novo foco de casos na região levou autoridades a decretarem o isolamento de cerca de 100 milhões de habitantes.
De acordo com um estudo co-conduzido pelo Instituto Pasteur da França, boa parte dos pacientes com sintomas leves da COVID-19 desenvolve anticorpos que podem imunizá-los contra a doença por algumas semanas. Um outro teste determinou que 98% dos pacientes haviam desenvolvido “anticorpos neutralizantes” 28 dias depois. Mais estudos serão necessários para refinar e comprovar os resultados.
A partir da próxima sexta-feira (29/05), os EUA barrarão a entrada de pessoas vindas do Brasil por causa da pandemia de coronavírus, através de um decreto assinado pelo presidente Donald Trump no último domingo (24/05). “A ação de hoje irá garantir que estrangeiros que estiveram no Brasil não se tornem uma fonte adicional de infecções em nosso país. Essas novas restrições não se aplicam aos voos comerciais entre os EUA e o Brasil”, diz um comunicado da secretária de imprensa da Casa Branca, Kayleigh McEnany.
Diariamente o Observatório do Coronavírus publica esclarecimentos sobre as mais recentes fake news divulgadas nas redes sociais e aplicativos de mensagens. Confira: