O Ministério da Saúde registrou um total de 223.638 casos de pessoas curadas do novo coronavírus. O número representa 40,3% do total de casos confirmados atualmente (mais de 555.300). Outros 300 mil casos seguem em acompanhamento médico em todo o país. As informações foram atualizadas e repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde de todos os estados.
Em Pernambuco, os pacientes que se curaram da COVID-19 representam mais da metade do total de infectados, pela primeira vez desde o início da pandemia. No Maranhão, são mais de 12.700 pessoas curadas da doença, segundo boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
A vacina para COVID-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, será testada em brasileiros. A análise terá apoio do Ministério da Saúde e começa ainda neste mês. Serão 2.000 voluntários ao todo, no Rio de Janeiro e em São Paulo. O Brasil fará parte do plano global de desenvolvimento da vacina e é o primeiro país a ter acesso ao antídoto.
O procedimento foi aprovado pela Anvisa na noite da última terça-feira (02/06). Em São Paulo, os estudos serão comandados pelo Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais da Universidade Federal de São Paulo. Caberá à UNIFESP a tarefa de recrutar os primeiros mil voluntários, que devem estar na linha de frente do combate à doença e, portanto, mais expostos ao contato com o vírus. Outras mil pessoas farão parte do teste no Rio de Janeiro.
O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, anunciou o fim do estado de emergência e enfatizou que a sociedade japonesa deve se adaptar a um “novo estilo de vida”, como higienizar mãos a todo tempo, vestir máscaras e continuar evitando aglomerações. Shows, por exemplo, inicialmente serão abertos a uma audiência diminuta de 100 pessoas, gradualmente subindo para mil e depois 5 mil. Ao todo, 38 das 47 províncias retomaram atividades. As aulas voltaram, bares, cafés e até parques de diversões reabriram, como o Nagashima Spaland, em Mie, o Universal Studios Japan, em Osaka.
Cientistas do Departamento de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde de Singapura estão tentando desvendar um dos mistérios envolvendo uma característica bem peculiar do novo coronavírus, que o torna ainda mais perigoso: o comportamento do vírus em pessoas que foram contaminadas, mas nunca chegaram a apresentar sintomas da doença. Os pesquisadores afirmam que é fundamental descobrir quantas pessoas estão nessa categoria e se elas estão disseminando silenciosamente a doença, o que agrava ainda mais a pandemia.
Os Estados Unidos ordenaram a suspensão de voos de e para seu território operados por companhias aéreas chinesas depois que Pequim não permitiu que as empresas americanas retomassem os serviços para a China. A suspensão será aplicada a partir de 16/06, mas poderá entrar em vigor mais cedo se o presidente Donald Trump ordenar.
“As companhias aéreas dos Estados Unidos pediram para retomar o serviço de passageiros desde 1º de junho. A recusa do governo chinês em aprovar esses pedidos é uma violação do nosso Acordo de Transporte Aéreo”, disse o Departamento de Transporte americano em nota.
Diariamente o Observatório do Coronavírus publica esclarecimentos sobre as mais recentes fake news divulgadas nas redes sociais e aplicativos de mensagens. Confira: