A Prefeitura de São Paulo deve anunciar ainda hoje a reabertura do comércio de rua e das imobiliárias a partir de amanhão. Shopping centers voltariam a funcionar a partir de quinta-feira, e teriam que escolher entre duas opções de funcionamento: 6h às 10h ou das 16h às 20h, com público limitado a 20%. Ainda há ajustes a serem feitos para a flexibilização da quarentena.
Todos os estabelecimentos poderão funcionar por um período máximo de quatro horas por dia, fora do horário de pico, e devem receber até 20% da capacidade total de seus clientes. Devem ser mantidas as regras de distanciamento e proteção individual, além do uso de álcool em gel.
A Prefeitura do Rio e o Governo do Estado entraram com recursos para retomar os planos de reabertura, parcialmente suspensos pela Justiça. Ontem o juiz Bruno Bodart da Costa, da 7ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do RJ, derrubou trechos dos decretos do governador Wilson Witzel e do prefeito Marcelo Crivella que autorizavam a flexibilização das medidas de isolamento social contra a COVID-19. Assim, a reabertura gradual proposta pela Prefeitura do Rio e a liberação de vários setores autorizada pelo Palácio Guanabara estão suspensas.
O Hospital Huashan, da Universidade Fudan de Shanghai, administrou em um voluntário uma injeção de JS016, um anticorpo monoclonal neutralizante recombinante humano do coronavírus. É o primeiro ensaio clínico do mundo para o anticorpo em um participante humano saudável depois de concluir testes em primatas não-humanos, de acordo com a Comissão Municipal de Ciência e Tecnologia de Shanghai. O ensaio visa avaliar a tolerabilidade, segurança, características farmacocinéticas e imunogenicidade do JS016 entre a população chinesa, para fornecer uma base para estudos clínicos subsequentes do anticorpo.
A diretora-geral da Organização Pan-Americana de Saúde, braço da Organização Mundial de Saúde nas Américas, alertou hoje que a chegada do inverno e da temporada de furacões deve tornar o combate à pandemia mais difícil no continente. Carissa Etienne explicou que a chegada do inverno faz com que aumente a circulação de outros vírus respiratórios, o que deve dificultar o diagnóstico da COVID-19. O frio também contribui para que as pessoas se reúnam em ambientes fechados para se manter aquecidas.
Após permanecer mais de três meses fechada por causa da pandemia, a Torre Eiffel será reaberta no próximo dia 25/06. A empresa que administra o monumento, símbolo de Paris e um dos mais visitados por turistas de todo o mundo, forneceu detalhes sobre uma reabertura após o maior período sem turistas registrado desde a Segunda Guerra Mundial.
Visitantes com mais de 11 anos de idade serão obrigados a usar máscaras durante a visita à Torre Eiffel. Os elevadores ficam fechados e todos usam como escadas, como medida de segurança.
Diariamente o Observatório do Coronavírus publica esclarecimentos sobre as mais recentes fake news divulgadas nas redes sociais e aplicativos de mensagens. Confira: