Foto de capa: Filippo Bacci/Getty
O governo de São Paulo anunciou nesta segunda-feira que o recrutamento de voluntários para a terceira fase de testes da vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pela farmacêutica chinesa de biotecnologia Sinovac começa na próxima segunda-feira (13/07).Segundo o governador João Doria, após o recrutamento, a vacina deve começar a ser aplicada nos voluntários no dia 20 de julho.
Apenas profissionais de saúde que estejam na ativa poderão participar do estudo. Outros pré-requisitos são que os voluntários não tenham se contaminado pela Covid-19 anteriormente, mulheres não estejam grávidas ou planejem engravidar nos próximos três meses, e que os voluntários morem perto de um dos 12 centros de pesquisa que conduzirão o projeto.
Após pouco mais 100 dias de suspensão das aulas presenciais pelo país para conter a pandemia do coronavírus, um levantamento feito pelo portal G1 junto às secretarias estaduais de educação aponta que 15 dos 25 estados que implantaram atividades à distância monitoram a adesão dos estudantes ao ensino remoto. Os índices mostram também que as aulas on-line não são acompanhadas por todos os alunos.
Isso significa que, apesar dos esforços das redes, parte dos estudantes pode não ter acesso à educação na pandemia. As razões são várias – e incluem falta de estrutura em casa, de computadores ou de conexão. A alternativa para os alunos é recorrer às atividades impressas ou à transmissão por outras mídias, como TV aberta ou via rádio. Nesses casos, também é difícil mensurar quantos estudantes estão efetivamente assistindo ao conteúdo.
Pesquisas mostram que a vulnerabilidade econômica aumenta o risco de morte por COVID-19, maior entre a população preta e parda e minorias sociais e étnicas. A perda de vidas é a face mais cruel do abismo socioeconômico existente no país, que ainda agrava problemas históricos, como a fome e a marginalização do acesso à educação, além de restringir o direito a um atendimento de saúde com qualidade a quem possa pagar por isso.
Um dado surpreendente que revela como as condições de sobrevivência diante do novo coronavírus são desiguais é o aumento no tráfego de jatos executivos e de operações aeromédicas durante a pandemia. Serviço caro, que pode chegar a R$ 100 mil, ou prestado pelos melhores planos de saúde, aos quais a maioria da população não tem acesso, o atendimento médico em aeronaves especiais chegou a ter um aumento de 536% nos últimos meses.
De acordo com a autoridade aduaneira chinesa, o país suspendeu as importações de duas unidades processadoras de carne suína do Brasil pertencentes à JBS e à BRF, restringindo os embarques em meio a preocupações com o novo coronavírus.
A BRF informou que a fábrica de Lajeado é a primeira da companhia a ser suspensa desde o início do COVID-19. A JBS já tem duas plantas suspensas. A publicação chinesa, que apenas identificou os frigoríficos por seu SIF, não dá o motivo para a suspensão.
A SinoVac Biotech iniciou os testes de Fase 3 de sua potencial vacina contra o coronavírus, tornando-se uma das três empresas a avançar aos estágios finais da corrida para desenvolver uma imunização contra a doença. A farmacêutica informou em um comunicado publicado no aplicativo chinês de mensagens WeChat que começará a recrutar voluntários neste mês.
Com quase 700 mil casos de infecções pelo novo coronavírus, a Índia ultrapassou a Rússia e se tornou o terceiro país mais atingido pela pandemia de COVID-19 em todo o mundo. Estados Unidos e Brasil são os países com o maior número de casos confirmados. Nas últimas 24 horas, a Índia registrou 24 mil novos contágios. O país, porém, tem um número relativamente baixo de mortes em razão da doença, com 19.693 óbitos até hoje.
ACOMPANHE O STATUS DO CORONAVÍRUS EM TEMPO REAL
FAKE NEWS
Diariamente o Observatório do Coronavírus publica esclarecimentos sobre as mais recentes fake news divulgadas nas redes sociais e aplicativos de mensagens. Confira: