Foto de capa: Karim Sahib
Dois casos suspeitos de reinfecção por COVID-19 em pessoas que já haviam se curado da doença estão sob investigação pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. O HC considerou essa hipótese depois que os pacientes voltaram a testar positivo para a doença e passaram a manifestar sintomas da enfermidade. Mas a instituição informou que ela é “ainda pouco provável” visto que não há uma comprovação científica de que é possível se infectar com o novo coronavírus mais de uma vez.
De todo modo, o hospital quer apurar se o novo diagnóstico da doença trata-se, na verdade, de vestígios inativos do vírus Sars-CoV-2 que continuaram no corpo dos pacientes em questão. Uma terceira possibilidade para o caso, de acordo com o HC, é que as duas pessoas tenham sido acometidas por uma enfermidade diferente da COVID-19.
O impacto fiscal primário do programa brasileiro de apoio à economia em função da crise causada pela pandemia de COVID-19 atinge quase 10% do Produto Interno Bruto (PIB) doméstico, mas as medidas ajudam a mitigar os reflexos negativos sobre o crescimento da atividade local. Estas foram algumas das observações feitas pelo Brasil durante a reunião financeira do grupo das 20 maiores economias do globo (G20), que ocorreu neste sábado de forma virtual sob a presidência da Arábia Saudita.
O presidente Jair Bolsonaro disse neste sábado que as medidas de isolamento adotadas por governadores e prefeitos contra a disseminação do novo coronavírus no Brasil “sufocaram” a economia do país. Em frente ao Palácio da Alvorada, onde cumpre quarentena por ter sido diagnosticado com a Covid-19, o presidente falou informalmente a apoiadores, após breve cerimônia para hastear a bandeira nacional. As declarações foram transmitidas pela página oficial de Bolsonaro no Facebook.
Uma vacina para combater o coronavírus deve ficar pronta em 2021 no Brasil e ser incorporada ao Sistema Único de Saúde, o SUS, mas, de acordo com especialistas, o combate ao avanço da Covid-19 demanda investimento do governo e da iniciativa privada em estrutura e atendimento.
A pneumologista Margareth Dalcolmo disse que a produção de duas vacinas tem avançado no Brasil, uma no Instituto Butantã e outra na Fiocruz. Segundo a médica, elas devem ficar prontas apenas em 2021. A previsão é que elas sejam incorporadas ao calendário do SUS.
Para a cientista Natalia Pasternak, o investimento precisa ser aproveitado também para atender pessoas em bairros periféricos, onde a taxa de infecção é mais alta do que a média.
Segundo as especialistas, ainda não há sinal de queda na curva de casos e mortes no Brasil e nem previsão de quando isso pode ocorrer.
O subsecretário geral do governo de Pequim, Chen Bei, anunciou, neste domingo, que a capital da China está há 13 dias sem novos casos de infecção pelo novo coronavírus e, por isso, será possível reduzir os níveis de alerta local já nesta segunda-feira. Segundo explicou a autoridade, hoje é alcançado o tempo médio de incubação do patógeno. Os visitantes que desembarcarem em Pequim, provenientes do exterior, contudo, deverão seguir cumprindo duas semanas completas de isolamento, embora os voos para a capital sigam sendo desviados para outras cidades chinesas.
ACOMPANHE O STATUS DO CORONAVÍRUS EM TEMPO REAL
FAKE NEWS
Diariamente o Observatório do Coronavírus publica esclarecimentos sobre as mais recentes fake news divulgadas nas redes sociais e aplicativos de mensagens. Confira: