O Brasil registrou, nesta terça-feira, 2.468 mortes por Covid-19, o que faz com que o país já registre mais de 490 mil vítimas do novo coronavírus desde o início da pandemia. O alerta para que se mantenham os cuidados é essencial, pois a média móvel de contaminação dos últimos 7 dias continua subindo no país. Segundo o Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass) são 70.870 novos casos por dia, em média.
As medidas de proteção são especialmente importantes em face de novas variantes. Nesta semana, foram identificados o primeiro caso no Rio Grande do Sul da variante C37, ou andina, originalmente reconhecida no Peru. Na Paraíba, houve a confirmação do primeiro caso da variante Alpha, proveniente do Reino Unido. O Ministério da Saúde já foi informado.
Para além de sintomas já conhecidos da covid-19 como tosse seca, perda do olfato, dor de cabeça e dores no corpo, uma meta-análise de 215 estudos relacionados à doença feitos em 30 países indicou que além destes sintomas há o surgimento ou avanço do quadro de depressão e ansiedade para os pacientes, tanto em casos graves, quanto em casos mais leves. Segundo Jonathan Rogers, pesquisador da University College London do Reino Unido, os sintomas neurológicos e psiquiátricos são acompanhados por uma inflamação na corrente sanguínea pelo vírus.