BRASIL
Número de casos e óbitos vem caindo há 11 dias
Os números divulgados pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (1), mostram que a média móvel de óbitos por covid-19 nos últimos 7 dias foi de 644. É o menor número registrado desde 28 de dezembro de 2020.
O número de casos e óbitos vem caindo há 11 dias. A queda deve-se a diversos fatores, em especial o avanço da vacinação. Segundo as autoridades, o Brasil registrou 26.280 casos da doença em 24 horas, chegando a 20.830.495 contaminados desde o início da crise sanitária.
SÃO PAULO
São Paulo tem menos de 3 mil internados por COVID-19 em UTI pela primeira vez no ano
O Estado de São Paulo registrou nesta quinta-feira (2) menos de 3 mil pacientes com COVID-19 internados em UTIs. É a primeira vez este ano que a marca foi registrada. Ao mesmo tempo, ficou abaixo de 6 mil o número de pessoas hospitalizadas com a doença. Atualmente são 5.971 internados, somando 3.000 em enfermarias e 2.971 em leitos de Terapia Intensiva.
A taxa de ocupação dos leitos de UTI no estado hoje é de 34,7% enquanto na Grande São Paulo é de 35,7%. As contínuas quedas são reflexo do avanço da campanha de vacinação contra COVID-19 e das estratégias de prevenção e enfrentamento da doença.
MUNDO
OMS faz alerta sobre Mu, nova variante do coronavírus descoberta na Colômbia
A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta na quarta-feira (01) em seu boletim epidemiológico semanal sobre a circulação de uma nova variante do coronavírus, identificada inicialmente na Colômbia.
A mutação B.1.621, depois chamada de ‘Mu’, está com a classificação de “variante de interesse” devido ao seu potencial viral. A OMS explica que, apesar do alerta, “mais estudos são necessários para compreender suas características clínicas”.
No mês passado, 39 países relataram casos da variante, que por enquanto é mais comum em países da América do Sul, com destaque para a maior incidência da ‘Mu’ na Colômbia e no Equador.