Tecnologia e sustentabilidade são dois pilares das Olimpíadas de Inverno Beijing 2022. As instalações das competições foram equipadas com alta tecnologia para garantir que o evento esportivo global seja realizado sem problemas.
Levando em consideração as necessidades de prevenção e controle epidemiológicas por causa da pandemia, os Jogos Olímpicos de 2022 serão usados robôs em pelo menos dez situações. São elas: check-in em apartamentos, premiação, vendas móveis, pedidos e entrega de produtos no espaço olímpico, entregas de refeições, serviços de quarto, entrega de equipamentos, tradução e segurança. Além disso, no hospital regional foi instalado um complexo robô médico, capaz de realizar diferentes exames e pequenas cirurgias.
Robô de prevenção epidemiológica
As pessoas que entram no espaço olímpico precisam somente escanear um código QR e suas informações pessoais de saúde, vacinação e código de itinerário serão exibidas no terminal. A operação leva apenas dois segundos.
Robô de medição de temperatura
Ele pode procurar pessoas ativamente e medir sua temperatura corporal de acordo com a rota estabelecida. Quando uma pessoa com temperatura corporal elevada for encontrada, o robô faz um comunicado e reporta a situação ao pessoal administrativo.
Robô de desinfecção
Nos locais de convivência, a área de desinfecção do robô atomizado pode chegar a 36 metros quadrados em um minuto. Junto com o robô de desinfecção por atomização, há também um robô de desinfecção por ultravioleta.
Robô logístico
O robô de logística tem capacidade de carregar de 30 a 300 kg. Os trabalhadores precisam apenas colocar as mercadorias que desejam em cima do robô, e ele fará a entrega e a descarga de acordo com a rota predefinida. Eles são capazes de evitar obstáculos e se deslocar livremente.
Restaurante inteligente
O restaurante inteligente no principal centro de mídia do Centro de Convenções Nacional das Olimpíadas de Inverno fornecerá serviços de catering 24 horas aos jornalistas de todo o mundo.
O robô pode cozinhar alimentos quentes e frios, além de preparar bebidas como café, moendo os grãos na hora. Os pratos preparados pelo robô são entregues com o auxílio do sistema de transmissão cloud-rail.
Robôs para entrega de prêmios
Em abril deste ano, o Estádio Nacional de Patinação de Velocidade realizou uma demonstração de robôs que fazem a entrega de prêmios.
Robô médico
O Hospital Beijing Tiantan e o Hospital Zhangjiakou No.1 colaboraram em uma operação de estimulação cerebral profunda remota (DBS) este mês. Utilizando a tecnologia de rede 5G, os especialistas podem colaborar com outros médicos remotamente e compreender a condição física do paciente para realizar consultas mais eficientes.
Essas tecnologias mais recentes fornecerão suporte de emergência médica eficaz para os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim em 2022.
* Com informações de CGTN e Diário do Povo