A 11ª revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID) inclui a Medicina Tradicional Chinesa pela primeira vez. O CID-11 foi aprovado na 72ª Assembleia Mundial da Saúde, em Genebra, na Suíça. As diretrizes do CID-11 entram em vigor a partir de Janeiro de 2022.
O CID é um catálogo de códigos específicos para uma ampla variedade de doenças, sinais e sintomas, muito utilizado por profissionais da saúde no dia a dia. Além disso, ele é utilizado para troca de informações sobre pacientes e para a coleta de dados oficiais.
A sua versão mais atual inclui a Medicina Chinesa pela primeira vez. Trata-se de um capítulo complementar dedicado às medicinas tradicionais e suas condições. Embora as técnicas da medicina tradicional sejam aplicadas no mundo todo, não havia o reconhecimento deste sistema até o momento.
Esta é uma boa notícia para os profissionais da medicina tradicional. A codificação do CID ajuda os planos de saúde, pacientes e seguradoras na gestão dos cuidados de saúde e na unificação de dados epidemiológicos. A inclusão da Medicina Chinesa permite a produção e a circulação de informações importantes comumente usadas na China, Japão e Coreia.
A mudança sinaliza um avanço importante para a internacionalização das técnicas da Medicina Chinesa. É o reconhecimento de um saber milenar.
Para saber mais sobre a Medicina Tradicional Chinesa leia a matéria no link http://bit.ly/2QAr9th.