Quem acompanha o perfil do Instagram “Tudo sobre a China” (Zhongguodiandi) aprende mais sobre mandarim e cultura chinesa em postagens e percebe que o sucesso não é à toa.
São mais de 100 mil seguidores nesse projeto, administrado por 3 pessoas. São duas brasileiras descendentes de chineses e uma espanhola, também descendente, responsável pela versão da página em espanhol. Os planos incluem a criação futura de contas no YouTube e no TikTok.
As postagens falam sobre “tudo”, incluindo temas como culinária, cultura, turismo, curiosidades sobre o país, filmes, C-dramas, literatura, tradições e dicas de mandarim.
Em entrevista ao Chinese Bridge, ela contam que preferem não aparecer, pois o objetivo é divulgar ideias e não pessoas. “Como descendentes de chineses, desde criança temos visto uma ”distância” entre os dois povos, então criamos esta página para tentar aproximar um pouco as duas culturas, mudar conceitos negativos e trazer sempre novas informações que possam despertar o interesse dos brasileiros pela nossa cultura”, resumem as administradoras.
Falando sobre a experiência de falar sobre cultura chinesa para brasileiros na internet desde 2020, elas contam que “é uma experiência maravilhosa! Recebemos um carinho enorme por cada comentário, nos fazendo perceber que estamos conseguindo realizar o nosso singelo objetivo”.
Questionadas sobre o ‘segredo’ para o sucesso, elas dizem que os brasileiros “são muito receptivos com outras culturas e fomos bem aceitas justamente por isso. Estamos sempre postando algo diferente na nossa página e é uma grande alegria ver o interesse aumentar”.
A percepção é que, cada vez mais, o público brasileiro se interessa pela cultura chinesa, e que buscam conteúdos que agregam no conhecimento sobre o mandarim de uma forma fácil.
Para as gestoras do perfil, esse interesse crescente de brasileiros pela cultura e língua chinesa deve-se à popularização de sites e apps como YouTube, TikTok, Instagram, entre outros. Desse modo, “os chineses ou até mesmo estrangeiros que moram na China tem mostrado pro exterior a verdadeira China que até então muitos desconheciam. Além disso, a popularização de novelas, músicas, artistas, jogos e até mesmo de marcas chinesas, como a Xiaomi, BYD, entre outras, tem contribuído bastante de forma geral, para esse aumento do interesse das pessoas pela China”, finalizam.
Acompanhe o Tudo Sobre a China no Instagram: https://www.instagram.com/zhongguodiandi/