Pesquisas publicadas no final da semana passada trazem esperança em relação à cura da Covid-19. Uma delas divulgada, pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, traz a descoberta de um potencial medicamento contra o novo coronavírus. O antiviral conhecido como TEMPOL poderia limitar a evolução do SARS-Cov2 ao restringir a atividade de uma determinada enzima. Agora, o medicamento potencial passará por testes para avaliar sua eficácia.
Outro estudo, desta vez publicado pela revista Nature, revelou que indivíduos que contraíram a doença de forma rápida e moderada desenvolvem uma célula imunológica capaz de produzir anticorpos contra o SARS-Cov-2. Segundo a pesquisa, é importante a observação de desenvolvimento da resposta imunológica completa, isto é, de glóbulos brancos capazes de eliminar o vírus meses após a infecção.
O Brasil registrou no domingo novos dados sobre a vacinação, aproximando-se de 49 milhões de pessoas vacinas com a primeira dose (23,13% da população brasileira). Com a segunda dose, são 22 milhões de pessoas (10,83% da população), segundo o balanço do consórcio de veículos de imprensa, com informações das Secretarias de Saúde. Mesmo com um elevado número de vítimas por coronavírus, e o avanço da doença, o Brasil deverá sediar a Copa América, organizada pela Conmebol, a qual ocorrerá em quatro cidades: Brasília, Goiânia, Rio de Janeiro e Cuiabá.