Thomas Law, presidente do Ibrachina, participou, nesta quinta-feira (20) do painel “Mobilidade Urbana SP e Oportunidades Internacionais”, durante o Fórum de Inovação e Empreendedorismo de São Paulo. A mesa foi mediada por Mauricio Fernandez, Presidente da ABRIESP (Associação Brasileira da Indústria do Esporte).
O evento online faz parte da programação oficial da Semana Municipal da Economia Criativa da Cidade de São Paulo, de 16 a 21 de abril. Participam dos debates especialistas brasileiros e estrangeiros.
No primeiro painel da manhã, Thomas Law apresentou o trabalho realizado pelo Ibrachina em diferentes áreas. Também participaram por videoconferência a alemã Christine Von Breiten Buch, do IAA Show, e Abhishek Ganapathy, da GITEX Future Urbanism, de Dubai.
Em sua fala, Law destacou as oportunidades de intercâmbios internacionais na área de smart cities – cidades inteligentes. Dentre os projetos em andamento, citou parcerias acadêmicas do Ibrachina com especialistas como Josep Piqué, da Espanha, e com universidades, como a ZIBS, da China, referência mundial em mobilidade urbana.
Em viagem recente, uma comitiva do Ibrachina esteve na Smart City Expo World Congress, em Barcelona. Esse é o maior evento do mundo na área de smart cities, que possui uma ala dedicada à mobilidade urbana. Nos últimos nos anos, o Ibrachina teve stands em feiras de tecnologia como Web Summit Lisboa e GITEX Dubai, para onde levou startups brasileiras.
“Fizemos um trabalho de intercâmbio para conhecer as melhores feiras e projetos do mundo. Isso incluiu, por exemplo, Barcelona, Lisboa, Dubai e China. Participamos de eventos de inovação e percebemos que o mundo todo pensa em conectividade, descarbonização e desenvolvimento sustentável e econômico. Precisamos ver mais disso no Brasil”, relatou.
Ao se referir às ações no Brasil, destacou o trabalho feito pelo Ibrawork, hub de open innovation do Instituto, que trabalha com tecnologias de smart cities, incluindo uma vertente de mobilidade.
Finalizou explicando que o Ibrachina, em conjunto com a Escola da Cidade e a prefeitura de São Paulo, lançará um concurso de ideias para a revitalização do entorno do Mercado Público. Em um futuro próximo, serão tratadas ações com potencial para mudar aquela região do centro da capital, incluindo o que diz respeito à mobilidade urbana.
Na sequência, Christine Von Breiten Buch, falou sobre as feiras de automóveis na Alemanha e sua interação com questões de mobilidade. A parte final do painel ficou a cargo de Abhishek Ganapathy, que explicou como é o ecossistema de inovação em Dubai, e a importância da GITEX, que também conta com uma ala destinada à mobilidade.
A programação do Fórum de Inovação e Empreendedorismo de São Paulo inclui sete painéis, debatendo temas como mobilidade urbana, tendências de inovação e criatividade, empreendedorismo, esportes e turismo.