Promovido pela Associação Brasileira de Direito Internacional (ABDI), presidida pelo Dr. Wagner Menezes, o 21º Congresso Brasileiro de Direito Internacional (CBDI) ocorre entre 23 e 26 de agosto, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo.
Este é o maior congresso temático do Brasil e um dos maiores do mundo. O tema central deste ano é: “Direito Internacional e decolonialismo: perspectivas a partir da América Latina e Caribe”.
Na manhã desta quarta-feira (23), Thomas Law, presidente do Ibrachina e da Coordenação Nacional das Relações Brasil-China da OAB Federal, participou do “Painel: Contemporaneidade e Perspectivas Para o Direito Internacional”, presidido por Giselle Amorim Nery.
Doutor em Direito pela PUC-SP e vice-presidente do CEDES, Thomas palestrou sobre “América Latina e China”, abordando diferentes aspectos da legislação tanto do continente americano quanto do país asiático.
Em sua fala, destacou que a viagem do presidente Lula à China em abril ajudou no aprofundamento das relações entre os dois países. “Na ocasião, o governo brasileiro e o governo chinês publicaram uma declaração conjunta, com 49 pontos, que apontam as oportunidades para a advocacia”, afirmou.
A proposta da ABDI é que os conferencistas apresentem reflexões, oferecendo à academia e ao mercado soluções para resolver demandas e preenchimento de lacunas jurídicas. Este ano, mais de 200 professores e pesquisadores das principais instituições de ensino do Brasil estão reunidos para discutir questões doutrinárias e práticas para interpretação do Direito Internacional.
Confira a programação completa AQUI.