O colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, e os portais mato-grossenses Olhar Direto e RD News, publicaram informações sobre o apelo assinado por 15 governadores, incluindo Mauro Mendes (DEM), do Mato Grosso (MT), pedindo ao presidente, Jair Bolsonaro (sem partido), uma solução diplomática para abrir diálogo com a China e a Índia, principais fornecedores de insumos para produção de vacina contra Covid-19. Ontem (20), deputados e governadores pediram auxílio para Thomas Law, presidente do Ibrachina, para intermediar a compra de 1 milhão de doses da vacina CoronaVac diretamente dos chineses.
O presidente da entidade participa de um comitê de crise sobre a Covid-19, criado em abril, pela Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio Internacional e do Investimento, presidida pelo deputado Evair de Melo (PP-ES).
Maior comprador de produtos brasileiros, como a soja produzida em Mato Grosso, a China foi alvo de ataques nas redes sociais por parte de membros do governo federal, como ex-ministro da Educação Abraham Weintraub e o filho do presidente Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL).