Yiyuan Lai é natural da província de Guangdong, China. Ela formou-se na Hong Kong University of Education. Tem mestrado em ensino de mandarim para estrangeiros e também é fluente em inglês.
Antes de mudar-se para o Brasil, trabalhava em uma escola americana na cidade Shenzhen. “Gosto muito de aprender línguas e ensinar mandarim”, contou em entrevista ao Chinese Bridge.
A professora Lai Lai como é conhecida nas redes sociais, veio em 2019 para trabalhar no Instituto Confúcio na UNESP. “Lecionei ali por três anos. Hoje trabalho como freelancer e dou aulas particulares”, explica.
Ela está noiva de um brasileiro e diz que se sente em casa no Brasil. No momento, oferece um curso online, que está disponível aqui.
Perguntada qual o diferencial de seu método de ensino, pontua que “o mandarim é uma língua tonal. Gosto muito de ensinar a parte fonética usando músicas. Meus alunos se divertem muito nas aulas. Também conta histórias sobre os caracteres chineses para ajudar a memorizar a escrita”.
Como também é fluente na língua inglesa, no início ensinou os brasileiros a falarem mandarim usando inglês “para facilitar”. Enquanto aprendia melhor o português, passou a perceber a principais dificuldades dos alunos brasileiros. “Hoje consigo explicar bem as estruturas das frases para meus alunos e me sinto feliz”, comemora.
Usando as redes para ensinar mandarim e compartilhar aspectos da cultura chinesa, rapidamente ganhou muitos seguidores. São mais de 100 mil só no TikTok, onde há vídeos com mais de 4 milhões de visualizações.
“Em 2022, criei o meu canal no TikTok para ensinar mandarim. Alguns vídeos tornaram-se virais e muitas pessoas acompanharam para estudar as expressões básicas”, lembra.
Sempre com um sorriso no rosto, ela faz vídeos com frequência, onde dá dicas sobre a língua e também mostra um pouco de sua vida pessoal, como as viagens pelo Brasil.
Siga a professora Lai Lai nas redes:
Instagram: https://www.instagram.com/yiyuan_lai/