A chinesa Xiaonan Zhang, mais conhecida nas redes sociais como professora Xiao, dá aula de mandarim há mais de 10 anos.
Ele se formou em Letras na universidade de Xi’an e fez especialização em ensino de mandarim para estrangeiros. Também estudou português. Em entrevista ao Ibrachina conta que a opção “foi indicação da minha mãe, que já previa um futuro próspero entre a China e o Brasil. Lembro da Olimpíada de Pequim e da Criação dos BRICS, que me motivaram ainda mais a aprender o português”.
Em 2013, foi convidada por uma empresa chinesa para dar aulas e mudou-se para o Rio de Janeiro. Conheceu seu esposo brasileiro e teve uma filha, que fala as duas línguas.
Quando terminou seu contrato de trabalho, resolveu abrir seu próprio curso, o Xiao Mandarim. “Rapidamente percebi que muita gente achava o mandarim uma língua impossível de ser aprendida fora da China e por isso têm medo de estudá-la. Eles acham que jamais conseguiriam alcançar um nível avançado no idioma”, pontua. “Meu slogan é: mandarim não é difícil, é DIFERENTE”, reforça.
Tentando desmistificar isso, Xiao criou um projeto social. Trata-se de um curso de mandarim completo e gratuito, do zero ao avançado. Todas as quintas-feiras, às 08:58 ela dá uma aula ao vivo grátis. Todas as lições estão disponíveis em www.bit.ly/mandarimgratis. Além disso, oferece um grupo para praticar e tirar dúvidas no Telegram.
A iniciativa teve um grande retorno. Em 2019, ela ganhou o prêmio Youtube Nextup Conhecimento Criativo, por ter criado um canal considerado útil para a sociedade brasileira.
A premiação foram equipamentos como câmera profissional, iluminação e gravador de áudio. Também recebeu um treinamento na sede do Youtube sobre como usar corretamente todos os equipamentos, além de palestras com alguns dos maiores youtubers do Brasil. “Sempre que tem algum evento de educação do Youtube, eles me convidam para participar, com tudo pago”, comemora.
A professora reforça que o mandarim é um grande diferencial para o mercado de trabalho, por isso há um interesse crescente dos brasileiros na língua chinesa. “Há quem tenha dificuldades com a entonação, mas com um pouco de treino todos conseguem. A escrita com ideogramas também é um desafio, mas com as ferramentas certas, as barreiras são facilmente ultrapassados”, garante.
Siga a professora Xiao nas redes:
Instagram: https://www.instagram.com/xiaomandarim/
Tiktok https://www.tiktok.com/@xiaomandarim
Youtube: https://www.youtube.com/@xiaomandarim
Facebook: https://www.facebook.com/xiaomandarim
Twitter: https://twitter.com/xiaomandarim
Telegram: https://t.me/xiaomandarim